Condeúba: Realizada a 37ª Sessão Ordinária da Câmara a última deste ano e terminou com uma linda homenagem ao Dr. Cardoso

Por Oclides da Silveira

Dr. Cardoso, vereadores Zé Reis e o Presidente Silvano dos Santos Pereira

Foi realizada a 37ª Sessão Ordinária da Câmara nesta quinta-feira dia 13 de dezembro de 2018, a partir de hoje os parlamentares estão de férias por 60 dias, apesar de constar no calendário, uma reunião já agendada para o próximo dia 17 às 10:00 horas, na qual ocorrerá a eleição da Presidência e da mesa diretora  aí os parlamentares então em recesso. PEQUENO EXPEDIENTE: – Leitura da ata da Sessão anterior e leitura dos oficios nºs 16, 57 e 58/2018. Leitura da Indicação nº 52/2018 de autoria do vereador Carlito no sentido de que o Prefeito deverá dar prioridade  aos músicos locais para a festa do fim de ano.Leitura da mensagem enviada pelo Prefeito Leitura do parecer das Comissões de Justiça e Redação ao PL nº 21/2018.

GRANDE EXPEDIENTE:

O Controlador Interno do Município Reinaldo Farias

Reinaldo Farias Controlador Interno do Município que usou a tribuna popular saudou da Ex-prefeita dona Djalma e o Dr. Cardoso, inicialmente ele fez alguns esclarecimentos da sua pasta neste fim de ano, Disse: ” Institucionalizei o Controle Interno do município. Implantamos essa norma através da Portaria nº 5 de janeiro de 2017. Esse departamento tem a finalidade de fiscalizar e notificar os responsáveis pelo setor, inclusive o Prefeito. Para o ano de 2019 vamos implantar a ouvidoria da Prefeitura, tivemos a oportunidade de conhecer o mesmo sistema que implantaremos sendo usado na Receita Federal, ou seja, o mesmo softwer”, concluiu Reinaldo.

Vereador Carlito José Pereira

Carlito – PP. Usando a tribuna saudou Dr. Cardoso homenageado da noite e a Ex-Prefeita Sra. Djalma. Em seguida o parlamentar disse: “Fazer festa no fim do ano sim, pois, o povo merece, porém é preciso que antes a Prefeitura reconheça e assume a responsabilidade daqueles que foram atingidos pelas fortes chuvas que caíram no dia 29 de outubro e até agora não existe nenhum movimento por conta da Prefeitura para ressarcir as vítimas das chuvas que tiveram grandes prejuízos. Com relação ao PL nº 21/2018, sou contra da maneira que o Prefeito mandou para essa Casa de Leis, ele disse que iria fazer audiências Públicas tanto quanto for necessária, num entanto não foi feita nenhuma e já manda o PL para ser votado. Sr. Presidente invoco o Artigo 40-E do Regimento Interno para pedir vistas neste Projeto. O Presidente de imediato lhe concedeu vistas ao Projeto de Lei nº 21/2018, que para ser votado ainda este ano, terá que ser convocados os vereadores pelo Prefeito para uma reunião extraordinária.

Vereador Reginaldo Sobrinho do Nascimento

Vereador Reginaldo Sobrinho – PSB. Usando a tribuna cumprimentou Dr. Cardoso e a Sra. Djalma e disse: “Conclamo aos demais vereadores para que votem no PL que faz emenda à Lei nº 994/2018, pois, trata-se de autorização ao Executivo a comprar uma roçadeira, dois caminhões pipas e um caminhão para coleta do lixo com impactador. O outro PL que está tramitando nesta Casa, trata-se da reforma ao Código Tributário que está em vigor desde 1984, por isso, está muito defasado precisando de algumas adequações necessárias e não entendemos que são medidas amargas para o povo. A Prefeitura está com 130 mil reais em caixa proveniente de IPTU, agora vai ser construído uma praça no Divino com esse dinheiro, assim será com o dinheiro que arrecadar a mais com novo Código de Tributo, será investido da mesma forma”, posicionou Reginaldo.

Vereador Antônio Farias Terêncio Filho “Toinho”

Vereador Toinho Terêncio – PSD. Usou a tribuna cumprimentou sua mãe Sra. Djalma e o Dr. Cardoso e disse: “Essa câmara hoje está lotada para fazer justiça a um grande homem Dr. Salvador da Cruz Cardoso, ele que chegou aqui nesta cidade em julho de 1978 e ficou morando na casa dos meus pais por 5 meses. Iniciou o seu trabalho de forma muito precária, pois, não tinha nenhum recurso, na época e ele ia para o hospital trabalhar com duas opções, ele tinha que acertar ou acertar. Mas o então jovem recém-chegado  Dr. Cardoso não se desanimava e começou a salvar vidas. Quando o meu pai Antônio Terêncio o contratou com muito sacrifícios, (emocionou) Dr. Cardoso atendia de 40 a 60 pacientes por dia, nunca deixou de atender ninguém. Acho uma tremenda injustiça o Dr. Cardoso não estar trabalhando no município”, lamentou Toinho.

Vereador José Ribeiro Reis “Zé Reis”

Vereador José Reis – PCdoB. Usando a tribuna ele que foi o vereador autor da homenagem ao Dr. Cardoso disse; “Se a coragem é o limite do medo, o desafio é o combustão dos crentes. Não se tem conquistas às margens das sobras e ao sossego. Essa força de buscar  do arrojo e do risco são para poucos e, ao fazê-lo, tem-se a satisfação própria. O reconhecimento dos outros e a plenitude de Deus. – Desde o inicio da civilização, muitos são os acontecimentos que relatam o desbravamento das pessoas em realizar seus sonhos e concretizar seus ideais de superar limites e atingir seus objetivos.

Vale dizer que, não importa o tempo, não importa a região e as ferramentas. A capacidade humana e o desejo de realizar superam todas as adversidades e gera a transformação de qualquer realidade. Mas podemos perguntar o que fez, em especial, o jovem Salvador da Crua Cardoso sair de seu lugar comum, do seu sossego e se embrenhar para o interior do Estado da Bahia, e ter iniciado sua carreira médica tão longe de sua casa, senão pela aventura de amar o próximo e na ousadia de realizar seus sonhos? – Veio na mão, a bagagem e no coração, a esperança.

Na aventura da vida, a maior e a que mais nos transforma é o maior. Não o amor comum, e sim o amor maior, aquele quando a pessoa muda espontaneamente, motivada por algo maior do que ela, e compreende melhor o mundo e as coisas ao seu redor. – A caminhada, em si, embriaga os historiadores e os poetas, mas a grande trajetória não está nos enredos, mas sim, na capacidade que cada um tem de realizar e de amar, de seguir seus sonhos e serem reconhecidos”, profetizou o grande vereador José Ribeiro Reis.

Vereador Maurílio Guilherme – PT. Usando a palavra cumprimentou a Sra. Djalma e fez referencia a Dr. Cardoso que já sido atendido pelo médico com muita presteza desde quando era criança, assim como ele atendeu toda sua família,e parabenizou Dr. Cardoso pela homenagem recebida merecidamente.

Vereador Arlindo Cruz – PROS. Disse que sempre foi muito bem atendido pelo Dr. Cardoso em todas as vezes que o procurou, não só para mim e minha família, mas também para outros atendimentos. Quero parabenizar o Sr. pela bela obra deixada no seio da sociedade condeubense, ou seja, a amizade, o respeito e a fidelidade, muito obrigado Dr. Cardoso.

Vereadora Maria da Conceição Nascimento Santos “Conceição”

Vereadora Conceição – PT. Usando a tribuna proferiu um amplo discurso destacando quem foi Dr. Cardoso como Médico, Professor de Química no Colégio Estadual e um ser humano imprecisável, completo em todos os meios por onde passou, sempre deixou seu rasto como pessoa íntegra, sempre deu às pessoas a oportunidade de estar junto dele, quer no esporte, na medicina, nas baladas ou em qualquer lugar, por isso Dr. Cardoso quero lhe render essa homenagem dizendo que tenho um grande orgulho de ser sua amiga, assim como sou da sua esposa Beth. Fui sua aluna, depois seu colega como professora, sempre sendo sua paciente e por último somos eternamente amigos. Merecidamente mesmo que tardia essa homenagem, lamento ouvir dizer que o Senhor vai nos deixar da forma que aconteceu, isso é muito triste.

Vereadora Nena – PSDB. Cumprimentou o anfitrião da noite Dr. Cardoso e a ex-Prefeita Sra. Djalma, por fim afirmou: “O Senhor Dr. Cardoso faz parte da minha história, pois, sempre me prestou relevantes serviços para minha família e minha comunidade como um todo na época de atendimento no “postinho”  ao lado da minha casa. O Senhor tem o meu respeito e minha admiração”, pontuou Nena.

Vereador Adailton – PCdoB. Sou muito jovem, mas o Senhor tem uma longa história na minha família, minha mãe teve 9 filhos e foi o Senhor que fez todos os partos dela. Tenho visto o excelente trabalho que o Senhor desenvolveu diante do esporte. Eu que faço esse trabalho junto aos jovens, sei o quanto é importante, sou seu grande fã, abraço.

Vereador Reginaldo – PSB. usando seu tempo disse: “Quem neste município que nunca passou por Dr. Cardoso num consultório Médico? praticamente impossível. Por isso seria redundança minha ficar falando tudo que tanta gente já falou, quero parabenizar ao Dr. Cardoso pela pessoa que ele é simples, camarada, um homem de grande respeito”, afirmou Reginaldo.

DEPOIMENTOS: 

Senhora Laurita- (Tribuna popular)

Sra. Laurita usando a tribuna disse “que depois de Deus foi Dr. Cardoso aqui na época em que ele era o médico que morava no município, tinha os outros mas, era passageiro, Dr. Cardoso foi o primeiro que aqui chegou e ficou, cuidou de toda minha família fez parto de meus filhos e assim como tantos outros”, afirmou dona Laurita.

Senhora Geralda – (Usando a tribuna popular)

A Sra. Geralda que foi funcionária juntamente com Dr. Cardoso durante muitos anos, fez um belo depoimento citando todas as dificuldades para se trabalhar na época que Dr. Cardoso chegou aqui, não tinha energia, nem local para atender, mas quando surgia pacientes na casa do Prefeito Antonio Terêncio buscava-se o Dr. Cardoso a luz de lamparina, para fazer os atendimentos. O Dr. Cardoso teve que se especializar mesmo que na prática ele se tornou um Ginecologista, Dermatologista, Urologista e tantas outra especialidades praticadas pelo grande mestre da medicina. Se não bastasse, o grande amigo de todos, conciliador, ético, bom vizinho, em suma, não tenho mais adjetivos para qualificá-lo. Quero dizer ao Senhor Dr. Cardoso que você foi um herói, ter passado por tudo o que passou e venceu com a cabeça erguida, sou sua admiradora e agradeço ao Senhor por tudo que tem feito por mim e o povo de Condeúba, muito obrigado.

Vita Reis – esposa do vereador José Reis (Tribuna popular)

Vita Reis parabenizou ao Dr. Cardoso e disse: “o Senhor trabalhou no Distrito do Alegre, onde tive a oportunidade de trabalhar com o Senhor, foi muito gratificante durante os 8 anos que trabalhamos juntos, foi uma outra época muito ruim para se deslocar pela zona rural para trabalhar, pois, a estrutura que a Prefeitura tinha era muito precária, mas mesmo assim o Senhor era acíduo, sempre presente e disposto para atender o povo”, disse Vita.

Rita Flores falando em nome dos colegas do Hospital Dr. José Cardoso dos Apóstolos

Rita Flores falando em nome dos funcionários do Hospital. “Estamos aqui hoje com estas palavras para lhe dizer que o Senhor chegou aqui como uma sementinha que foi espalhada na terra, brotou e nasceu um laço de família, saiba que temos mil razões para estar lhe homenageando neste momento, pois, conquistou nossos corações com sua grande amizade. O Senhor é muito querido por todos nós, por ter nos visto sempre como família, foram muitos anos de trabalhos em conjunto e consequentemente nossa amizade sempre crescendo, com isso temos boas histórias para contar.

Com o seu profissionalismo aprendemos muito, pois, a boa vontade de nos ensinar era imensa. O Senhor sempre teve a preocupação de nos ajudar, dando as orientações corretas para que fosse realizado o trabalho com exito.  São inúmeros os atendimentos que o Senhor fez aos pacientes, salvando-os muitas vezes da morte. Quantos bebezinhos que passaram por suas mãos e hoje já são homens e mulheres formados. Por tanto, este não é o momento de despedida e sim de agradecimento pela vida e amizades conquistadas pela sua generosidade. Jamais amigo vamos nos esquecer os momentos que vivenciamos e cultivamos nesta grande amizade.

Queremos lhe agradecer nos momentos de festa que o Senhor sempre nos recebeu em sua casa ou em qualquer lugar, quando o Senhor vinha das suas férias sempre trazendo um lembrancinha para todos nós, isso muito comovente, nos deixará uma grande lacuna, caso o Senhor for embora daqui. Que o bom Deus abençoe ricamente o Senhor com sua família.

Que neste Natal o aniversariante Jesus Cristo esteja presente em suas vidas, que o ano novo venha cheio de realizações, muita saúde e paz. Como bem disse Milton Nascimento, “Amigo é coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito, no fundo do coração”. Parabéns por tudo, um beijão do fundo dos nossos corações”. extravasou a Sra. Rita em nome dos colegas do Hospital Dr. Cardoso dos Apóstolos.

Ex-Prefeito José Augusto Ribeiro (Guto)

Ex-Prefeito Guto – PT. Usou a tribuna para dizer “estou muito feliz por estar aqui hoje homenageando Dr. Cardoso, ele que é uma pessoa que tirou muitos outros das dificuldades, sempre buscou no esporte uma forma de orientar os jovens seguir um bom caminho, sou amigo de Dr. Cardoso há 40 anos e sempre tivemos um ótimo relacionamento e assim continuou quando fui Prefeito. Eu estava em Brasilia certo tempo, quando tive a noticia que o Dr. Cardoso tinha sido dispensado, logo eu liguei pra ele e pedi que ele tivesse calma até minha chegada e assim fiz, sentei com ele assumi minha culpa e o recontratei para sua função de Médico que sempre desempenhou com bravura em nosso município. Outro incidente volta acontecer com o Senhor e a Prefeitura por conta de uma falta de liberdade de expressão política, lamento profundamente esse episódio com sabor de perseguição e acho que o atual Prefeito deveria estar aqui diante do Senhor e de todo esse povo lhe pedindo desculpas e reconduzindo o Senhor para suas funções que sempre desenvolveu com muito sacrifícios diante do que já foi exposto aqui em depoimentos de pessoas idôneas que o fizeram”, esbravejou o ex-Prefeito Guto.

POR ÚLTIMO O ANFITRIÃO FEZ SEU PRONUNCIAMENTO:                                                                 

O anfitrião da noite, o Médico Dr. Salvador da Cruz Cardoso

Dr. Salvador da Cruz Cardoso, agradeceu a todos de forma indistinta, fez a penas uma ressalva para a Ex-Prefeita Sra. Djalma e o vereador José Reis autor da homenagem feita a ele. Dr. Cardoso disse: ” Ninguém é feliz vivendo sozinho, agradeço imensamente a todos que vieram me prestigiar dos mais longínquos rincões, inclusive pessoas de outras cidades como Piripá, Cordeiros e dos Distritos do Alegre, Feirinha e Mandassaia entre outras localidades. Saudou o Presidente, os vereadores e todos os funcionários da Casa.

Eu estive em Salvador e fui até o FUNRURAL e lá me escrevi para trabalhar no interior do Estado, quando passou por lá o Dr. Anfrísio que conversou comigo e me disse que o Prefeito Antônio Terêncio de Condeúba iria me contratar, agendamos uma data e lá eles dois compareceram e fechamos a proposta, assim cheguei aqui definitivamente em 3 de dezembro de 1978, por tanto há 40 anos atrás.

Quando comecei a trabalhar foi de forma improvisado, pois, não tinha local certo para atender os pacientes, iniciei atendendo numa casa, depois passou-se para aquele velho Hospital que hoje funciona e Secretaria de Saúde, na época não tinha luz na cidade, os atendimentos noturnos eram através de luz de candeeiro, às vezes estava chovendo me chamava em casa eu vinha com as pernas da calça arregaçada e perdia chinelo pela enxurrada, em suma, aqui tenho lutado e plantado bons frutos, achei que um certo dia eu teria um reconhecimento melhor de tudo isso por parte do Poder Público, mas, qual foi a minha surpresa, deu tudo errado” encerro esse pronunciamento citando o grande Rui Barbosa:

“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

Dr. Cardoso foi longamente aplaudido de pé, por toda a multidão que compareceu na Câmara para prestigiá-lo, amigos de trabalho vieram de todas as regiões do município e com cartazes contendo dizeres “fica Dr. Cardoso”. entoaram um coro nas galerias do Salão Políbio Rodrigues de Carvalho. “Fica, fica, fica”!!! Em seguida todos os seus companheiros de trabalho se aproximaram do plenário onde ele e sua esposa Beteh se encontravam e juntos com o cantor Claudio Novaes, que juntos fizeram uma linda homenagem ao Médico Cardoso cantando a música de Roberto Carlos “Amigo”.

Fotos: JFC

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail