Condeúba: Realizada a 16ª Sessão Ordinária da Câmara, Guarda Municipal dá o 1º passo para conquistar a sua sede

Por Oclides da Silveira

Final da Sessão, os Guardas Municipal pousando com os vereadores para uma foto histórica

Foi realizada nesta quinta-feira dia 6 de junho de 2019, a 16ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal deste ano. Inicialmente às 19:00 horas foi entoado o Hino Nacional, em seguida o  vereador Reginaldo Sobrinho fez um momento de reflexão e convidou todos juntos para professar a oração do Pai Nosso. Logo após o Presidente Maurilo Guilherme vendo que havia numero legal de vereadores, declarou aberta a Sessão.

PEQUENO EXPEDIENTE: Foi lida a ata da Sessão anterior e aprovada com adendo. Leitura dos ofícios nº 026/2019 da mesa diretora da Câmara para o Gabinete do Prefeito encaminhando as Indicações dos vereadores Arlindo Cruz e Nena e o nº 097/2019 do Executivo para a Câmara encaminhando o PL. nº 013/2019 criando o Conselho Municipal do Meio Ambiente. Requerimento 006/2019 do vereador Adailton Ramos Indicando os três lotes remanescentes no loteamento Aeroporto para a construção da sede da APAE.

GRANDE EXPEDIENTE:

Vereador Adailto Ramos Vieira

Adailton Ramos – PCdoB. Usando a tribuna disse: ” Concordo com a venda do terreno da Prefeitura e a devida aplicação do dinheiro em face da construção e estruturação da sede da Guarda Municipal. Venho requerer os três terrenos que sobraram no fim do loteamento do Aeroporto para destinar o mesmo para construção da sede própria da APAE. “O mundo não é adaptado para os especiais”, temos um grande trabalho a nível nacional juntamente com o INAME – Instituto Nacional de Atrofia Muscular Espinhal conseguimos um valor de 3 milhões de reais para os que sofrem de AME – Atrofia Muscular Espinhal”, pontuou o edil.

Vereador José Ribeiro Reis

José Reis – PCdoB. Na tribuna disse: “Que o Prefeito Silvan manda os projetos para cá e essa Câmara tem votado e aprovado todos, num entanto alguns de nós fazemos as indicações que também é de interesse do povo e ele não nos atende, peço ao Sr. Presidente e aos demais vereadores para fazermos uma reunião juntamente com o Prefeito e tratar com ele que os projetos do Executivo só serão votados por nós se ele atender nossas indicações. Ele está usando a Câmara, assim como ele usou o povo prometendo fazer tudo para se eleger e não cumpriu praticamente nada até agora”, disse o vereador do Distrito do Alegre José Reis.

Vereador Reginaldo Sobrinho do Nascimento

Reginaldo Sobrinho – PSB. Falando na tribuna disse: “Quero parabenizar a Guarda Municipal pela luta que vocês vem fazendo até aqui em beneficio de conseguir a sua sede própria, venho afirmar que vocês tem o meu total apoio nesta e noutras causas, como a fiscalização dos recursos adquiridos na venda do terreno e aplicação do dinheiro todo em beneficio da construção e estruturação da Guarda Municipal. O vereador que me antecedeu aqui nessa tribuna disse que eu prometi uma ambulância para o Alegre, na realidade eu não prometi, eu fiz a cobrança ao Prefeito e indiquei, intendo perfeitamente que o Distrito do Alegre carece de muita coisa principalmente de melhor atendimento médico, assim como a melhora no fornecimento de água entre outros atendimentos, isso eu tenho feito, porque esse é o papel do vereador. Inclusive o Prefeito Silvan tem corrido atrás dessa solução de água para o Alegre, haja vista esse contrato com a Embasa que vai investir no município 8 milhões de reais em 10 anos, sendo que em torno de 300 mil reais serão aplicados no Alegre. Com relação a creche que a colega Conceição citou aqui semana passada, concordamos que é necessário a conclusão da mesma, porém está muito difícil tendo em vista que o contrato daquela obra foi feito em dólar e já se faz 5 anos atrás, por isso, fica totalmente inviável. Sobre a construção que está se levantando em frente ao Hospital Municipal, segundo informações extra oficiais, essa pessoa tem documento de propriedade adquirido em 2016. O Prefeito terá uma reunião com esse possível dono amanhã para decidir isso, mesmo porque a obra não tem alvará de construção”, disse.

Vereador Arlindo da Silva Cruz

Arlindo Cruz – PROS. Na tribuna ele disse: Estivemos eu e o Prefeito Silvan em Salvador numa audiência com Dr. Rogério a respeito do abastecimento do Alegre e lá o Prefeito hipotecou juntamente com o chefe da Embasa Sr. Salvador que a prioridade era o fornecimento de água para o Alegre. Quero saudar todos os Guardas Municipal aqui presentes, corporação essa que eu tenho orgulhos de pertencê-la, pois, considero essa Guarda Municipal a minha segunda família. Peço aos demais vereadores que todos votem favorável nesse projeto de Lei nº 012/2019″ concluiu Arlindo. Com um aparte do vereador José Reis, que disse: “Quero agradecer e parabenizar o vereador Arlindo Cruz, ele que tem o mesmo perfil que eu servir os mais necessitados, ele que dedica seu mandato as pessoas mais simples, Arlindo colocou o seu mandato a serviço do povo, estamos juntos Arlindo para servir nosso povo”, afirmou José Reis.

Vereadora Maria Neres de Sousa Brito (Nena)

Nena – PSDB. Usando a tribuna disse: “Venho aqui hoje para fazer alguns esclarecimentos, para minha amiga conceição que questionou na Sessão anterior sobre o material da creche que desapareceu, quero afirmar para a vereadora que o material está lá sim. Eu a convido a vereadora ir até lá na quela obra abandonada na administração anterior para ver com seus próprios olhos. Intendemos que dar continuidade na construção daquela creche será impossível. Tanto é que conversamos com o Prefeito para fazer outra creche. Tendo em vista agrande necessidade de outra escola para auxiliar a única que temos Cheche Vovó Clemencia Sofia, e O Prefeito Silvan está muito interessando é um sonho dele realizar esse sonho. Foi dito aqui que tem uma placa de atendimento de Raio – X, não é verdade, o amigo se equivocou, o aparelho de Raio-X  está instalado mas falta uma peça e ainda não está em uso, mas eu também espero que esteja em funcionamento em breve. Em relação a água do Alegre falaram muito bem os vereadores Reginaldo e Arlindo, pois, nós estivemos em Salvador eu, o vereador Arlindo e o Prefeito Silvam como bem disse os colegas o projeto está andando e muito em breve será solucionado esse problema do Alegre através da Embasa, Nosso Prefeito não está parado. A mãe e o pai de Ana Luisa estão muito agradecidos pelo que aconteceu pela graça que recebeu de todos nós e principalmente do Prefeito e o Secretário de Saúde. Quero pedir licença aos membros da Irmandade do Santíssimo para eu votar favorável a esse PL. que beneficia a Guarda Municipal para construir a sede e montar uma central de monitoramento, quero dizer que votaria favorável em benefício da Irmandade se fosse esse o PL. para a Irmandade. Com relação a construção que está sendo feita em frente o Hospital, com certeza o Prefeito vai tomar conhecimento e tudo será esclarecido”, disse Nena. Em aparte Conceição disse “que protocolou requerimento junto ao Sr. Reinaldo do qual não recebi resposta, posso ir sim mas quero receber algo oficial. Em relação a menina Ana Luisa que ela foi beneficiada pela Lei e não foi benevolência do Prefeito. Quero comunicar aos Srs. que venha um PL. em beneficio da Irmandade que votaremos sim.Quero parabenizar o vereador Adailton pela indicação da sede própria da APAE”, disse a petista.

Vereador Carlito José Pereira

Carlito – PP. Usando seu tempo de liderança disse: “Água no Alegre que cobramos aqui é a de ontem, hoje e de amanhã, foi com essas cobranças que o caminhão foi pra lá. Há teve audiência e os lideres do Alegre não compareceram, mas eu estava acidentado e também o convite não se tratava que sobre a água para o Alegre, se tivesse feito esse esclarecimento o povo do Alegre com certeza teria vindo. Eu cobrei há 15  dias atrás e nada foi resolvido, quero fazer um novo apelo para o Secretário de Transportes para resolver esse problema do ônibus escolar que está circulando sem vidros, essa semana circulou nas redes sociais com fotos feitas pelos alunos, andando com cobertor dentro do ônibus para se proteger do frio. Eu tenho um filho de 4 anos que viaja dentro deste ônibus, vou dar um prazo de até segunda-feira, caso contrário vou estar indo à Promotoria Pública na próxima terça-feira. Com relação àquela obra do Divino que está causando muita poeira nos moradores, que a Prefeitura faça alguma coisa, jogue água e dê agilidade na obra. Aos Guardas que eu como líder de bancada conversei com os vereadores do grupo e todos votarão favorável aos amigos Guardas”, afirmou Carlito.

ORDEM DO DIA: Votação única do PL. nº 012/2019 que autoriza o Executivo a vender o terreno de propriedade da Prefeitura localizado na Praça Santo Antônio sem numero, ao lado do Fórum, cujo valor arrecadado será investido na construção da sede da Guarda Municipal, bem como na sua estruturação. Mesmo sendo necessário o córum de 2/3 (dois terços) dos vereadores, a votação foi unânime pela aprovação, 10 votos favoráveis, inclusive do Presidente Maurilo, uma vez que o vereador Toinho Terêncio esteve ausente na reunião.

Estiveram prestigiando a Sessão o ex-vereador Fabiano Ferreira, os Presidentes partidários Neaci Rodrigues do MDB, Sergio Guarda do PROS, Zé de Fernando do PCdoB e o popular “Zezo” Presidente da Central das Associações. Nada mais havendo a discutir, o Presidente Maurilo agradeceu a presença de todos e deu por encerrado os trabalhos.

Fotos: JFC

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *