Condeúba: Realizada a 13ª Sessão Ordinária da Câmara, com aprovação do “PL. Moção de Aplausos” para o grupo de teatro da Paróquia

Por Oclides da Silveira

Momento em que o Grupo de Teatro da Paróquia depois de receber a homenagem dos vereadores, pousaram-se juntos para a foto histórica

Foi realizada nesta quinta-feira dia 16 de maio de 2019, a 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal deste ano. Inicialmente às 19:00 horas foi entoado o Hino Nacional, em seguida a vereadora Conceição fez um momento de oração e convidou todos juntos para professar a oração do Pai Nosso. Logo após o Presidente vendo que tinha numero de vereadores declarou aberta a Sessão.

PEQUENO EXPEDIENTE: O Presidente Maurilo solicitou ao primeiro Secretário vereador Reginaldo que fosse feito a leitura da ata da Sessão anterior. Foi lidos os Oficios nº 21 Relatório de prestações de contas do Executivo do ano de 2017. 22 Remete anexo ao Prefeito da Indicação do vereador Maurilo Guilherme. Convite do Gabinete para audiência pública do contrato de prestação de serviços de abastecimento de água e esgoto de Condeúba, que ocorrerá no dia 17 de maio, portanto amanha às 17:00 horas na Escola Municipal Tranquilino Torres.

Foi feito a seguir, a leitura dos Pareceres Conjuntos da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e da Comissão de Orçamento, finanças, Economia, Obras e Serviços Público aos Projetos de Leis  9 e 11/2019. O PL nº 09/2019 visa autorização da Câmara para fazer a operação de crédito junto ao Banco do Brasil para a aquisição de um caminhão pipa e roçadeira importando um valor de R$ 684.000,00 (Seiscentos e oitenta e quatro mil reais). PL. nº 11/2019 solicitando a desvinculação do loteamento dos terreno de Antônio Chaves, Pelé e Nita.

Feito a leitura do relatório e voto do TCM referente a Prestações de Contas anual do Executivo exercício financeiro de 2017. Leitura do parecer prévio do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios, referente a Prestações de Contas anual do Executivo exercício financeiro de 2017. Leitura da Deliberação de Imputação de Débito do TCM referente a Prestações de Contas anual do Executivo exercício financeiro de 2017. Leitura do Convite da Associação de Karatê. Leitura do convite para assistir o 1º casamento coletivo dia 23 de maio às 17:00 horas no GE. Pálace Club.

GRANDE EXPEDIENTE:

Vereador Adailton Ramos Vieira

Adailton Ramos  – PCdoB. Usando a tribuna saudou o público presente e disse: “Estou avisando que estarei amanhã cedo na Unidade de Saúde do Divino para fiscalizar, que fiquei sabendo que tem famílias desde às 22:00 horas para pegar senha no dia seguinte e muitas vezes não consegue isso é desumano. Quero falar sobre os braços de luzes que indiquei e ainda não foram instalados. Sobre a Embasa tem umas dez famílias precisando e água no Mangarito e a Empresa ainda não atendeu esse pedido desses moradores. Com relação aos terrenos baldios a Prefeitura não toma as devidas de exigir ou até punir os proprietários que não cuidar dos seus bens. Quero aqui discordar do Prefeito que lá no Ato Cívico ele apontou que os vereadores não aprovaram o projeto dos reajustes de tributos. A verdade é que o Projeto veio dizendo que seria feito audiência Pública, num entanto não foi cumprido o prometido. Se o Executivo quiser trazer de volta a essa Casa de Leis, esse projeto terá que ser reformulado conforme alguns vereadores aqui se manifestaram e não foram ouvidos”, pontuou o edil Adailton Ramos.

Vereadora Maria da Conceição Nascimentos Santos

Conceição – PT. Na tribuna disse: “Parabenizo o grupo de teatro pelo belo trabalho apresentado na Paixão de Cristo. Todos estamos vendo que cada ano que se passa, esse grupo se apresenta melhor, com mais disciplina e mais maturidade o que é muito bom, seria bom demais esse grupo alçar voos mais altos. Outro assunto que destaco aqui, é que dia 15 de maio se comemorou o dia do Assistente Social, deixo os meus sinceros parabéns para essa maravilhosa categoria pelo duro trabalho que eles tem tido pela frente neste País  campeão de tantas desigualdade sociais. O papel dos Assistentes Sociais é exatamente dar um equilíbrio nessa desigualdade malfeitora. Sobre essa legislatura, nunca foi interrompido qualquer votação de PL aqui por conta de nenhum vereador, muito pelo contrário, sempre colaboramos para a celeridade dos projetos”, disse a petista Conceição.

Vereador e Presidente do Legislativo Maurilo Guilherme de Sousa

Maurilo Guilherme – PT. Usando a tribuna ele disse: “Saúdo todos vocês do Grupo de Teatro da nossa Paróquia, sempre eu tive essa vontade de fazer uma homenagem a vocês e essa hora chegou e fico muito feliz e honrado por isso, pois, eu já pertenci esse mesmo grupo há tempos atrás.

Apresentei ao Plenário com os edis desta Egrégia Casa de Leis, na forma regimental, a presente Moção de Aplausos ao Grupo de Teatro vinculado à Paróquia de Santo Antônio, Grupo de Oração Luz da Fé, Agentes de Pastoral e Movimentos, nesta cidade de Condeúba, pela realização da encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo.

A equipe de teatro formada por mais de 80 pessoas, todos atores amadores, com duas pessoas principais na direção e organização que foram Manoel Batista Ribeiro e Jarbas Vinícius Santos e demais auxiliares, todos foram responsáveis pela única apresentação na cidade da Paixão e Morte de Jesus Cristo sob a ótica da Igreja Católica Apostólica Romana.

Quem esteve presente na Praça Santo Antônio na noite de Sexta-Feira Santa, 19 de abril, puderam admirar e se emocionar com apresentação da encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo, apresentada por membros da comunidade paroquial, Grupo de Oração Luz da Fé, agentes de pastorais e movimentos ligados a Igreja de Santo Antônio, que se dedicaram com carinho e respeito a realização deste grande ato de evangelização, que levaram todos a vivenciar o mistério do sofrimento e da dor suportada por nosso Senhor Jesus Cristo, tudo por amo ao Pai e a nós todos.

Foram várias reuniões e noites de ensaios, muitas orações, sejam daqueles que participavam da encenação, ou seja daqueles que intercediam pelo sucesso da mesma. Destacamos o esforço de cada um em desempenhar seu papel dentro da encenação, seja nos principais personagens, ou como figurantes dos personagens presentes na cena. Todos, desde aqueles que mais participaram dos diálogos, passando pelas crianças, adolescentes, jovens e adultos ou até aqueles que participaram como coadjuvantes, todos dedicaram horas e horas pacientemente, para elaborar, organizar e dirigir a encenação teatral.

Ao final todos com os olhos atentos, demostravam admiração e emoção pelo honroso momento, rendiam graças pela oportunidade de estar ali presente naquela noite. Emfim o objetivo foi alcançado, todos notaram o carinho e o zelo com que cada um representou o seu personagem, além da atenção e a responsabilidade daqueles que os dirigiram.

A comunidade sob a direção espiritual  do Pároco Pé. José Silva, ouviu o sermão das sete palavras de Cristo na Cruz, fechando o grande momento da noite, propondo que sejamos justo uma Paróquia viva que apresenta ao mundo o Cristo Ressuscitado presente no nosso meio.

Ante ao exposto, atendida as formalidades regimentais, requeiro que fique constado na ata desta Sessão Legislativa, MOÇÃO DE APLAUSOS, enviando cópia desta Moção de Aplausos ao Padre José Silva e a Coordenação do Grupo de Oração Luz da Fé, para que representando o grupo de teatro no seu todo, leve a presente Moção a todos os envolvidos na encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo nesta cidade de Condeúba/BA., com os sinceros cumprimentos do vereador autor desta propositura Maurilo Guilherme e os demais edis desta Casa de Leis, que também a subscreveram”, concluiu o Presidente.

Vereador Reginaldo Sobrinho do Nascimento

Reginaldo – PSB. Na tribuna disse: “Cumprimento o vereador Maurilo pela justa homenagem prestada a esse excelente grupo de teatro. Mas encaminho aqui aos demais edis que votem favorável ao PL. nº 11/2019, pois o município fará uma grande economia comprando esse caminhão pipa e a roçadeira são mais duas maquinas novas para fazer frente a tantas demandas que o município tem pela frente”, pontuou Reginaldo.

ORDEM DO DIA: Votação dos Pareceres Conjuntos da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e da Comissão de Orçamento, Finanças, Economia, Obras e Serviços Públicos aos Projetos de Leis nº 009/2019 e 011/2019. Bem com a votação única dos  Projetos em epígrafe, além da Emenda Modificativa nº 01 sobre o PL. nº 011/2019. Todos foram votados e aprovados por unanimidade.

Fim do expediente, o Presidente Maurilo chamou os funcionários da Casa para entregar alguns quadros contendo a Moção de Aplausos aos representantes do grupo. Em seguida foi franqueada a palavra aos mesmos. Primeiramente falou Marli Sousa Costa representando ao Padre José Silva, que disse:

Marli Sousa Costa – representando ao Padre José Silva

“Nossa Paróquia é rica de pessoas com grande sabedoria e conhecimento, o grupo de teatro vem claramente mostra como o povo de Condeúba é agraciado com muitos dons. Em nome de nossa Paróquia, e de nosso Pároco José Silva, gostaria de agradecer a cada um pelo compromisso e seriedade com que vocês abraçaram as peças teatrais que são apresentadas em nossa Paróquia, o trabalho de vocês enrique o trabalho pastoral e a evangelização. Na pessoa de Jarbas quero agradecer cada um e cada uma que se doaram e doam completamente para que nós expectadores, possamos contemplar um verdadeiro espetáculo”, completou Marli.

Manoel Batista Ribeiro – Diretor do Grupo Teatral

Batista, foi bastante sucinto, agradeceu a todos pela Moção de Aplausos dedicada ao grupo, parabenizou o vereador Maurilo pelo reconhecimento. E disse: “Já estou diante desse trabalho na Paróquia, há 28 anos e esse grupo já existia, teve antes o APAC – Amando ao Próximo, Amarás a Cristo e teve também o GOT – Grupo de Oração e Trabalho (A e B). Os primeiros a fazer o papel de Cristo comigo na direção foram Dão de Conceição, Melquinha, Feça e agora Jarbas. Disse ainda Batista, peço aos Senhores vereadores e demais autoridades do município, que olhe com mais carinho para a Cultura do nosso Município, pois, ela é enorme e muito diversificada, nossos administradores equivocadamente tem dado atenção como Cultura, tão e somente para as festas de São João infelizmente”, falou e disse  Batista.

Jarbas Vinícius Santos – Ator que faz o papel de Cristo na Cruz

Pela ordem falou Jarbas Vinicius, que disse: “Eu só tenho a agradecer primeiramente a Deus pelo dom e ao povo pelo reconhecimento e carinho para com ele, muito embora o protagonismo foi de todos do grupo”, afirmou Jarbas.

Fábio Oliveira – Representando a RCC – Renovação Carismática Católica

Por último ainda falou Fábio Oliveira representando a RCC – Renovação Carismática Católica, que também agradeceu a todos pelo empenho e ao vereador Maurilo pela homenagem prestada a eles.

Fotos: JFC

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *