Condeúba: Muitas tradições são mantidas, entre elas tombar terra com atração animal: (veja vídeo)

 

Cleyton Silveira na guia puxando os bois Bolero e Liçoso, no coice guiando o tombador e raiando com os bois Agenor Silveira

No município de Condeúba/BA., ainda são mantidas algumas tradições, entre elas a de tombar terra para o plantio através de animais, como parelha de boi ou animais cavalar. Na região do Olho d’Água é um bom exemplo disso, pois, o Sr. Agenor Henrique da Silveira tem algumas parelhas de bois e as usam nesse período de chuvas para tombar terra, ele cobra pela diária trabalhada R$ 200,00 com os bois Bolero e Liçoso.

No município de Condeúba essa tradição tem-se preservado através das amostras de tombamentos e carruagens organizadas pelos próprios moradores, como essa aqui hoje, realizada no Olho D’água que vem acontecendo de forma ininterrupta, ao longo dos anos.

Agenor assim como outros tantos moradores local, trabalham sempre domando parelhas de bezerros até virar bois, para uso no auxilio de pequenos transportes como pegar lenha, carregar sacarias, carregar colheitas de mantimentos das roças para as residencias, tombar terra, entre outros. Veja Vídeo:

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail