Condeúba/Legislativo: Realizada a 30ª Sessão Ordinária da Câmara, com pauta totalmente em dia


Momento em que os parlamentares professaram a oração do Pai Nosso

PEQUENO EXPEDIENTE: Foi realizada na noite desta quinta-feira dia 17 de outubro de 2019, a 30ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Condeúba. Inicialmente às 19:00 horas, foi entoado o Hino Nacional, pela ordem o vereador Maurilo Guilherme fez um momento de reflexão. A seguir convidou todos juntos para professar a oração do Pai Nosso. Logo após o Presidente Maurilo Guilherme, vendo que havia numero legal de parlamentares, declarou aberta a Sessão. Dando sequencia nos trabalhos, foi feito a leitura da ata da Sessão anterior, a qual foi submetida a apreciação do colendo Plenário, que a aprovou por unanimidade e sem ressalva. Foi feita a leitura dos ofícios nº 053/2019. Leitura da Indicação nº 051/2019. Leitura da Emenda Supressiva nº 001/2019 ao Projeto de Lei nº 021/2019 de autoria do vereador Toinho. Leitura da Emenda Modificativa nº 002/2019 ao Projeto de Lei nº 002/2019. Leitura das Emendas Modificativas nº 003 e 004/2019 ao Projeto de Leis nº 021/2019 de autoria do vereador Reginaldo Nascimento. Leitura da Emenda Supressiva/Aditiva nº 005/2019 ao Projeto de Lei nº 021/2019. As demais Emendas foram assinadas pelos vereadores Silvano, Carlito, Conceição, Adailton e José Reis.

GRANDE EXPEDIENTE:

O Advogado Ismael Ribeiro – Representante da OAB em Condeúba

O Advogado Dr. Ismael Ribeiro fez uso da tribuna popular, para dar algumas explicações sobre sua eleição na OAB, que o elegeu representante daquela entidade aqui em Condeúba. Comunicou também sobre uma palestra que haverá aqui mesmo na Câmara no dia 1º de dezembro de 2019. Onde estarão desfilando grandes nomes do direito eleitoral como Dr. Ademir Ismerim que é referencia na Bahia, ele falará sobre o tema: Inovações e alterações na legislação eleitoral. Dr. Jarbas Magalhães falará sobre o tema: Propaganda eleitoral antes e durante as eleições. A Caik Contabilidade através do seu contabilista falará sobre prestações de contas nas eleições. Dr. Edivaldo Ferreira que além de advogado é também vereador na cidade de Vitória da Conquista, falará sobre o tema Elegibilidade. Por último o Dr. Ismael informou que devido a estrutura do evento, foi preciso estabelecer uma taxa única de R$ 30,00 como inscrição para fazer frente as despesas do evento”, disse Dr. Ismael.

Vereador Arlindo da Silva Cruz

Arlindo Cruz – PROS. Usando a tribuna disse: “Venho aqui cobrar novamente do Prefeito a ampliação do Cemitério Municipal Barão José Egídio de Moura e Albuquerque na sede. Este cemitério foi construído em 1892 pelo seu primeiro Intendente do município, Barão José Egídio, cujo nome do cemitério foi uma homenagem que prestei ao Barão. Pois bem, Este cemitério que já está com aproximadamente 127 anos de construído e já houve uma ampliação dele no Governo do então Prefeito Toinho Terêncio. Agora em 18 de julho deste ano, fiz uma indicação para que a Prefeitura pegue uma área verde que está ao lado do próprio cemitério. Convido a todos os vereadores e o Prefeito juntamente com o Secretário de Obras para fazermos uma visita em conjunto ao referido cemitério, na próxima segunda-feira pela manhã dia 21/10 às 11:00 horas.

Outro assunto que quero falar neste momento, é sobre a Indicação nº 51   que acabei de protocolar, a qual se refere a liberação do espaço do atual mercadão de carne, para ser montado ali um Shopping do Artesanato, assim que o local for desocupado. Isto ocorrendo, será um grande passo dado para o nosso riquíssimo artesanato se inserir ao mercado externo”, pontuou Arlindo.

Presidente do Legislativo condeubense, vereador Maurilo Guilherme de Sousa

Maurilo Guilherme – PT. Usando a tribuna disse: “Quero registrar aqui algumas das minhas andanças pelo município. Primeiramente foi chamado na Comunidade da Mandassaia do Alegre, onde eu havia feito um compromisso com os Deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, então aquela população me chamou em loco, para me consultar se eu abriria mão em beneficio do Poder público Municipal para fazer o mais rápido a reconstrução daquela barragem. De imediato concordei e fiquei muito lisonjeado pela forma de respeito que aquele povo teve para com este vereador.

Quero dizer também que estivemos no Povoado da Lagoinha numa Sessão Itinerante, na ocasião eu fiz uma indicação ao Prefeito solicitando dele que desse continuidade ao calçamento daquela localidade, cujo a obra está sendo iniciada por esses dias. Na mesma oportunidade indicamos também para que fosse feito uma quadra poliesportiva para a Comunidade dos Morrinhos de Argemiro.

Quero registrar umas cobranças que recebemos de uma determinada pessoa, que precisava de fazer uma marcação de exames com urgência, mas ouviu de uma outra pessoa de lá da Secretaria de Saúde que esses casos precisaria ir através de  um vereador. Outra me reclamou sobre uma marcação de seções de fisioterapia, que nunca consegue, sendo que outras pessoas já conseguiram na sua frente, ela está alegando perseguição política, por ela não ter votado no atual Prefeito. Espero que essas questões da saúde sane de vez, pois, essas práticas não culpamos diretamente o Prefeito mas sim, parte de seu grupo político, o que protestamos veementemente esse tipo de retaliações política”, ponderou o parlamentar.

Vereador Carlito José Pereira

Carlito – PP. Usando o tempo de liderança disse: “Parabenizo ao Dr. Ismael pelas palestras que ele trará aqui para dar esclarecimentos a todos nós que estamos órfãos nesse sentido aqui em Condeúba. Com relação ao que o Presidente falou sobre a questão de saúde, se não denunciarmos essas questões promiscuas da administração perseguindo aos eleitores que não votaram neles, vai acabar naquela situação de antigamente, cada vereador terá sua cota de distribuições de fichas para seus eleitores”, disse Carlito.

O Presidente Maurilo Guilherme encaminhou para as Comissões, os Projetos de Leis nº 20 e 21/2019. Esgotada a pauta e não havendo nada mais a se tratar, Maurilo deu por encerrado os trabalhos às 20h15min.

Fotos: Oclides/JFC

 

 

 

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.