Condeúba/Legislativo: Realizada a 24ª Sessão Ordinária da Câmara, com aprovação de 2 importantes Projetos

Oclides da Silveira – Jornalista MTPS nº 5910/BA.

Os vereadores atentos, posicionados e cantando o Hino Nacional

PEQUENO EXPEDIENTE: Foi realizada na noite desta quinta-feira dia 5 de setembro de 2019, a 24ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Condeúba. Inicialmente às 19:00 horas, foi entoado o Hino Nacional, em seguida o vereador Carlito fez um momento de reflexão. A seguir convidou todos juntos professar a oração do Pai Nosso. Logo após o Presidente Maurilo Guilherme vendo que havia numero legal de parlamentares, declarou aberta a Sessão. Em seguida foi feito a leitura da ata da Sessão anterior. leitura dos ofícios nº 039, 040, 158, 159 e 161 de 2019. Leitura da Indicação nº 046/2019, de autoria do vereador Arlindo Cruz para construir 4 salas e um auditório na Escola Municipal Dário de Oliveira Lima na sede. Leitura do Convite da Assistência Social

GRANDE EXPEDIENTE:

Vereadora Maria da Conceição Nascimento Santos

Conceição – PT. Usando a tribuna disse: “Tenho visto publicações elogiando o Prefeito Silvan na Saúde, Infraestrutura e em todos os setores, o que não posso concordar, pois nós estamos amargando uma crise na saúde de Condeúba há três anos. Estive na Farmácia Básica e pude constatar várias pessoas que vieram pegar seus remédios básicos e não tinha, remédios para controle de pressão, diabéticos, Gestantes, em fim a lista é enorme vai de aas a captopril, quem usa esses remédios são pessoas que não podem comprar, imaginem a situação dessas pessoas. O povo de Condeúba é pobre e precisa de remédios, o povo está morrendo a míngua e o Senhor Prefeito fazendo uma revista cara dessa, deveria não ter feito a revista e comprado aas para o povo. Volto a repetir que o Prefeito foi eleito com a bandeira da saúde, por isso não podemos aceitar esse tipo de mazela desta administração com relação a saúde. Outro ponto que quero saber se alguém possa me responder, pois, fui questionado e não soube responder, fiquei sabendo que duas caixas de água da Comunidade do Riacho Seco de Gerosino, foram retiradas na calada da noite e se isso aconteceu não é legal, pois gestão se faz a vista do povo”, disse indignada a vereadora Conceição.

Vereadora Maria Neres de Sousa Brito (Nena)

Nena – PSDB. Usando a tribuna disse: “Venho aqui responder a vereadora Conceição que as caixas não estavam sendo usadas, pedimos ao Prefeito que nós iriamos pegar essa caixa e trocar de local para beneficiar mais pessoas dentro da própria comunidade, então saiu do público e continua servindo o público. Em relação a medicação eu quero dizer que procurei o Secretário de Saúde e Vagner me respondeu que empresas de fora impugnaram as licitações por seis vezes. Acho que é uma ironia criticar esse Prefeito dessa forma, pois hoje temos um Hospital que recebeu elogios da Vigilância Sanitária e até do Ministério Público por ter investido acima do limite  por esse Prefeito ter comprado remédios acima dos limites previstos pela Lei. Eu tiro o chapéu para o Prefeito Silvan pois, ele trabalha incansavelmente e com muita competência”, afirmou Nena em resposta a Conceição.

Vereador Carlito José Pereira

Carlito – PP. Usando o tempo de liderança disse: ” Fico triste em ver vereadores vir aqui na tribuna defender o Prefeito Silvan, os vereadores tem que defender os direitos do povo. O que vemos mais neste Governo são licitações canceladas e questionadas na Justiça e o que nos faz entender que são licitações preparadas para beneficiar alguém. Isso não justifique a falta de remédios para o povo, pois, pode se fazer compra de emergência, dentro do limite permissível. O Prefeito nos respondeu o requerimento sobre o ônibus que sofreu o acidente, porém não disse nada em sua resposta. Mas nossa cobrança minha e do vereador José Reis valeu, que o ônibus foi retirado da linha e trocado por um melhor. Quero fazer uma cobrança ao Prefeito, no sentido de que há algumas obras sendo executadas e sem placas informativas dizendo início, fim e quanto custou aquela obra, pois, fica aqui determinado um prazo de 15 dias para o Senhor Prefeito colocar essas placas, caso isso não ocorra vou recorrer ao Ministério Público”, mandou o recado Carlito.

ORDEM DO DIA:

Votação do Parecer conjunta das Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Orçamento, Finança, Economia, Obras e Serviços Públicos sobre o Projeto de Lei nº 016/2019. Votação do Parecer conjunta das Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Orçamento, Finança, Economia, Obras e Serviços Públicos sobre o Projeto de Lei nº 018/2019.  Ambas aprovadas por unanimidade.

Votação única do Projeto de Lei nº 016/2019, que autoriza a construção de fossa céptica. Votação única do Projeto de Lei nº 018/2019, que regulamenta imóveis urbanos desvinculados de loteamentos. Todas as votações foram unânimes e favoráveis a aprovação dos citados Projetos.

O Presidente Maurílo fez encaminhamento para as Comissões do Projeto de Lei nº 019/2019 do Executivo que pede suplementação de verbas. Esgotado a pauta e nada mais havendo a se tratar, o Presidente Maurilo agradeceu a presença do público e deu por encerrada a Sessão. Estiveram prestigiando essa Sessão o Presidente das Associações o popular “Zezo”, O Gestor da Cooperman Manoel Neto, a diretora da Escola Municipal Cleide Sousa, o Bàbálorisá Filinto t’Odé, entre outros.

Fotos: Oclides – JFC

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *