Condeúba/Legislativo: Realizada a 23ª Sessão Ordinária da Câmara que reconheceu de utilidade pública a companhia de Katatê “Águas da Bahia”

Oclides da Silveira – Jornalista MTPS nº 5910/BA.

A equipe de caratecas Águias da Bahia, num momento histórico pousaram para as fotos juntamente com os vereadores

Foi realizada na noite desta quinta-feira dia 29 de agosto de 2019, a 23ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Condeúba. Inicialmente às 19:00 horas, foi entoado o Hino Nacional, em seguida o vereador Silvano dos Santos fez um momento de reflexão. A seguir convidou todos juntos professar a oração do Pai Nosso. Logo após o Presidente Maurilo Guilherme vendo que havia numero legal de parlamentares, declarou aberta a Sessão.

PEQUENO EXPEDIENTE: Foi feito a leitura da ata da Sessão anterior. leitura dos ofícios nº 036, 037, 038, 039 e 106/2019. Leitura da Indicação nº 045/2019. Leitura da Emenda Modificativa nº 001/2019, ao Projeto de Lei nº 016/2019. Leitura da ata nº 009 da reunião conjunta das Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Orçamento, Finança, Economia, Obras e Serviços Públicos sobre os Projetos de Leis nº 16 e 018/2019. Leitura do Parecer conjunta das Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Orçamento, Finança, Economia, Obras e Serviços Públicos sobre os Projetos de Leis nº 016/2019. Leitura conjunta das Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Orçamento, Finança, Economia, Obras e Serviços Públicos sobre os Projetos de Leis nº 018/2019.

GRANDE EXPEDIENTE:

Vereador e Presidente do Legislativo Maurilo Guilherme de Sousa

Maurilo Guilherme – PT. Usando a tribuna disse: “Estive atendendo hoje pela manhã, um convite que me foi feito pelo Presidente do Legislativo piripaense João Eurico, ele nos convidou para participação de um ato público lá em Piripá. Estivemos lá representando essa Casa de Leis. Vimos uma situação inusitada e de grande responsabilidade e muita maturidade daquela comunidade, a qual pede a Embasa para fazer racionamento e a empresa que tem a concessão da água, não quer atender o clamor do povo, a exemplo do que ocorreu aqui no ano passado. É muito estranho uma situação dessa, a Embasa agir desta forma. Na oportunidade me  pronunciei que nossa barragem vem secando de forma muito rápida, por isso seria de bom tamanho começar a se prevenir desde agora, para quando chegar os dias mais quentes não ficar todo mundo desesperados vendo a barragem do champrão se esvaindo”, pontuou Maurilo.

Vereador Reginaldo Sobrinho do Nascimento

Reginaldo Nascimento – PSB. Usando a tribuna disse: “Venho aqui falar da importância de dar apoio ao esporte no município. Pois, o esporte consegue se transformar as pessoas, vejo esse esporte de Karatê com muito  respeito, as crianças adquire no Karatê muitas coisas boas como defesa, ataque, sensibilidade entre outras. Na reunião de ontem realizada aqui pelo Conselho de Desenvolvimento Comunitário, onde o Secretário de Obras disse, que a construção que está sendo realizada no antigo campo de aviação estará pronta dentro de 2 meses. A Praça da feira também é uma obra de suma importância, agora já começou a levantar as paredes. Quero parabenizar o Prefeito pelas limpezas de barragens e tanques em todo o município, as indicações foram feitas  pelo Conselho de Desenvolvimento Sustentável, além dos vereadores. É pensamento do Prefeito fazer a canalização das enxurradas através de manilhas e canaletas subterrâneas, descendo ali ao lado Gruta, assim como naquele buracão que jorra águas de chuvas na represa. Estive na baixa da Furquilha lá estava sendo realizado um curso de capacitação para aquisição de cisternas de produção para familias carentes, parabenizo aqui Manoel Neto, José de Fenando que fazem parte dessa comissão, são pessoas que já trabalham na área, quero parabenizar também ASFAB na pessoa do Sr. Marcio que tem prestado relevantes serviços ao nosso município. Encerro minha fala cobrando do Prefeito mais atenção às comunidades distantes que são menos atendidas do que as mais próximas da sede”, disse Reginaldo.

Vereadora Maria Neres de Sousa Brito (Nena)

Maria Neres (Nena) – PSDB. Usando a tribuna disse: “Hoje venho a essa tribuna cobrar do Prefeito Silvan sobre a minha Indicação para reformar e ampliar o postinho da Comunidade do Riacho Seco de Gerosino, que é vinculado ao PSF do Distrito da Feirinha, o local está muito apertado tanto para os funcionários quanto aos pacientes, ali atende cerca de 120 famílias, por isso, a urgente necessidade de providenciar essa reforma, para que os usuários sejam mais protegidos no momento do seus atendimentos medico. Nos dias de vacina normalmente gera tumulto por conta da má situação que se encontra aquele postinho. O povo precisa ser melhor atendido ali também, nós como agentes público precisamos encaminhar essas propostas ao Executivo e cobrar dele melhorias para nossa população. Quero parabenizar os karatecas da Águias da Bahia, representados pelo Sessei Josué, ele que é uma pessoa que trata todos com muito respeito e dedicação naquilo que faz e também pelos exemplares serviços prestados a nossa população”, cobrou Nena.

ORDEM DO DIA:

Votação do Parecer conjunta das Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Orçamento, Finança, Economia, Obras e Serviços Públicos sobre o Projeto de Lei nº 014/2019. Votação do Parecer conjunta das Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Orçamento, Finança, Economia, Obras e Serviços Públicos sobre o Projeto de Lei nº 015/2019. Votação do Parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final ao Projeto de Lei nº 017/2019.

Votação única dos Projetos de Leis nºs 014, 015 e 017/2019. Todos foram aprovados por unanimidade e sem ressalva. Porém os vereadores de oposição José Reis, Carlito, Conceição e Silvano dos Santos, protestaram veementemente pela falta de respeito do Prefeito Silvan para com eles, por conta de uma revista recém lançada pelo Prefeito e lá na última pagina estão as fotos dos vereadores Antônio Chaves, Arlindo Cruz, Reginaldo, Toinho e Nena que são da base do Governo. O que mais deixou os vereadores de oposição enraivecido foi o texto ao lado que diz o seguinte: “O Prefeito de Condeúba Silvan Baleeiro, conta com o apoio destes vereadores e juntos, nestes 3 anos, vem lutando por recursos para que melhorias aconteçam e a vida de todo o povo condeubense seja cada vez melhor”.

Vereador José Ribeiro Reis

Os vereadores de oposição representados na fala de José Reis que disse: “O Prefeito Silvan é um despreparado, tudo que fizemos aqui nesta Casa de Leis em beneficio do povo ele despreza, de forma mentirosa, pois, só teve um Projeto do Executivo que foi o Código Tributário rejeitado por um dos vereador do grupo dele e não da oposição. Nós sempre temos  votados e aprovado todos os projetos que vieram do Executivo, por isso o Prefeito foi muito infantil em declarar que só os cinco vereadores merecem sua atação, nota ZERO para o Prefeito Silvan Baleeiro”, afirmou vociferando o vereador José Reis.

Sensei Josué

O Sensei Josué foi até a tribuna e agradeceu aos vereadores pela aprovação da utilidade pública dada ao Karatê Águias da Bahia. Destacou o trabalho do Sensei Mauricio que sei a presença e participação dele, não haveria progresso na companhia Águias da Bahia. Aproveitou o momento para expressar o seu pesar pelo falecimento do Sensei Moritoshi Nakayama, ele que era considerado uma enciclopédia  humana pelos conhecimentos que tinha, Aproveitando o momento chamou todos os vereadores e os premiou com uma lembrança.

Os karatecas fizeram questão de tirar uma foto juntamente com o vereador Arlindo Cruz que foi o autor do Projeto que transformou o Karatê Águias da Bahia em utilidade pública

Fotos: Oclides – JFC

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *