Condeúba/Legislativo: Realizada a 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o prefeito se reuniu com os vereadores e mostrou dificuldade para garantir os pagamentos dos contratados

 

 

Os vereadores fazendo a oração do Pai Nosso, todos portando máscaras (exceto no momento das leituras), eles estão usando também, um espaço improvisado à frente do Plenário para ficar com maior distância entre eles, conforme recomendações da Vigilância Epidemiológica

PEQUENO EXPEDIENTE: Nesta quarta-feira dia 28 de maio de 2020, foi realizada a 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Condeúba, com horário diferenciado do habitual. O início da Sessão foi às 18:00 hs., com a entoação do Hino Nacional, seguido foi o momento de reflexão feito pelo vereador Maurilo (PSB), em seguida todos rezaram a oração do Pai Nosso. Pela ordem, o Presidente Maurilo vendo que havia numero legal, declarou aberta a Sessão. Na sequencia foi feito a leitura da ata da Sessão anterior. Leitura do Oficio nº 020/2020; – Remete ao requerimento de nº 006/2020 de autoria do presidente Maurilo Guilherme de Sousa. Leitura do Oficio nº 021/2020; – Remete as Indicações de nº 019 e 020/2020 de autoria do presidente Maurilo Guilherme de Sousa. Leitura da Ata nº 009/2020 sobre Projeto 008/2020. Leitura do Parecer da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final sobre o Projeto de Lei nº 008/2020. – “Fica concedido o nome de Ademar Francisco de Oliveira (Dema), a logradouro público. E dá outras providencias”. De autoria dos vereadores Maurilo Guilherme de Sousa e Arlindo da Silva Cruz.

GRANDE EXPEDIENTE:

Vereadora Maia Neres de Sousa Brito (Nena – PL)

• Maria Neres de Sousa Brito – fazendo uso da tribuna Disse: “Estou muito alegre, pois, já tem um dos pacientes que testou positivo para o COVID-19 que está curado, graças a Deus. Por outro lado quero parabenizar o prefeito Silvean que esteve aqui hoje juntamente com o Secretário de Agricultura para receber o carro doado pela Câmara e na sequencia o prefeito se reuniu com os vereadores. Quero dizer que foi positivo a iniciativa do prefeito pela coragem e transparência em alertar a Câmara sobre a situação de dificuldade financeira do município, principalmente nos contratos dos funcionários que possivelmente possa vir a ser interrompidos por conta das diminuições nos repasses do Governo Federal”, pontuou Nena.

Vereadora Maria da Conceição Nascimento Santos – (Conceição – PSB)

• Maria da Conceição Nascimento Santos usando a tribuna disse: “Quero reclamar a reciprocidade do Governo, por isso, vou reencaminhar o ofício solicitando a insalubridade para os Garis. E também os funcionários da Saúde em geral que todos eles precisam ter insalubridade. Peço para que aumente a insalubridade daqueles que tem o mínimo. Peço ainda que o Governo municipal copie o Governo do Estado que de alguma forma produzir EPIs Mascaras contratando pessoas para fazer a distribuição para o povo. Quero reclamar do kit merenda escolar que  é pouco insuficiente, o dinheiro veio e onde foi aplicado? Outra reclamação que faço é sobre os Médicos Drs. Ruan e Queila que foram dispensados do município, uma vez que eles prestavam um excelente serviço às gestantes, por isso, estão fazendo falta por aqui. Afirmo que o prefeito fez aqui hoje foi um desabafo, tentando dividir responsabilidade com a Câmara, mas se depender de mim, não permito que haja cortes nos salários ainda que contratados, as dificuldades tem que ser administradas pelo prefeito, mas não com cortes nos salários ou diminuição dos contratados. Estou de acordo até que pare as obras que estão sendo feitas, mas os contratos tem que ser honrados pela prefeitura”, disse.

Vereador Antônio Farias Terêncio Filho (Toinho – PSD)

Toinho Terêncio na tribuna fez uso da liderança e disse: “Venho aqui esclarecer que os Médicos Dr. Ruan e a Dra. Quiela foram embora por questões familiar, a cota dele para com nosso município foi dada. O município já está fazendo EPIs e mascaras através de pessoal contratados. Procurei o Sr. Edgar Gerente do Banco do Brasil e questionei no sentido de que havia algumas reclamações que Banco do Brasil não estava dando o devido suporte para a casa lotérica nos pagamentos das parcelas emergenciais. “O Sr. Edigar me respondeu que realmente o Banco tem essa parceria com a lotérica, porém devido ao grande volume de dinheiro, ficou impossibilitado de dar a devida atenção, o Banco não tem essa estrutura com a questão desse auxilio do Governo Federal que veio avolumar demasiada a demanda de dinheiro, essa responsabilidade é da Caixa Federal, o Banco do Brasil só dá um suporte. afirmou”, Edigar. Quero dizer também da importância que prefeito fez aqui hoje dar esclarecimento na Câmara, quando a notícia dizia que ia aumentar os repasses, por conta da pandemia, na realidade os valores diminuíram e as despesas aumentaram”, afirmou Toinho.

ORDEM DO DIA:

• Votação do Parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e da Comissão de Orçamento, Finanças, Economia, Obras e Serviços Públicos ao Projeto de Lei nº 007/2020; (Aprovado por unanimidade).
• Votação Única do Projeto de Lei nº 007/2020; (Aprovado por unanimidade).

A Sessão foi encerrada às 19h15min.

Fotos: ASCOM/CÂMARA

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail