Condeúba: Festa do artesanato condeubense, foi um show!

Por Déborah Costa

No último dia 25 de maio 2019 na Comunidade do Sapé, em Condeúba-BA aconteceu a Primeira FestCultura, com apresentação teatral, de dança, artesanal, palestras e moda de viola. As atividades artesanais contaram com a participação de artesãs do Alegre e Sapé, que expuseram seus produtos e fizeram demonstrações da fabricação de renda, fiação de linha de algodão e confecção de tecido de algodão.

A abertura dos trabalhos deu-se com a fala do diretor da CRESOL Ronivon, que deu uma ampla orientação sobre como pegar empréstimo da cooperativa. Além disso, o momento foi ainda mais enriquecedor, com a participação de Antônio Neto, o Netinho da CAR, que fez uma explanação sobre o meio ambiente, levando os participantes a perceberem a sua inserção nesse meio, e com exemplos práticos e cotidianos, a importância da preservação e cuidado que todos devem ter.

Em seguida, e não menos importante, o Dr. Paulo, assessor da Câmara de Vereadores de Condeúba, falou sobre o significado da Previdência Social, como e para que surge, e o tripé que a compõe: Saúde, Assistência Social e Previdência. Mostrou de forma clara e sucinta, como está a previdência atualmente, as mudanças sutis que já ocorreram e complementou falando sobre a PEC 06/2019, ressaltando as mudanças que ocorrerão para o segurado especial, neste caso, o agricultor, caso essa PEC seja aprovada.

As apresentações desenvolvidas pelo grupo jovem da comunidade mostraram através da dança e do cordel da artista Rose Rocha, intitulado “O tempo da minha vó” intercalado por imagens de fatos e pessoas da comunidade, porque optaram por exaltar a cultura local e regional. Outra atividade cultural foi desenvolvida por senhoras da comunidade, encenando o ABC do preguiçoso.

A festa teve continuidade com a moda de viola, com os artistas Silvano, César e Silvio, de Piripá ; Liozino, também de Piripá, Luiz e Duda de Jânio Quadros e o grupo de sanfoneiros da região de Guajerú. O evento foi um sucesso total, os participantes esperam ansiosos pela segunda noite da Fest Cultura, que ocorrerá no próximo sábado, dia 01 de junho 2019.

Estiveram prestigiando o grande evento do Sapé os vereadores Maurilo Guilherme Presidente da Câmara, Silvano dos Santos e Conceição todos do PT. José Reis do PCdoB, Paulo Henrique Chefe de Gabinete representando o Prefeito Silvan Baleeiro, José de Fernando Presidente do PCdoB, Dr. Paulo Flores Assessor da Câmara, Antônio Neto representante da CAR, Tico Xavier representando o Prefeito Gil Rocha de Guajeru e dando cobertura jornalistica Oclides da Silveira.

Fotos: JFC

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Redação

One Comment

  1. Estou entusiasmado com mais esta realização, que desde já, servirá de resgate para as culturas regionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.