Condeúba/Faz. Baixão: Multidão compareceu para dar seu último adeus a “Tony de Moisés”

 

Momento da chegada do corpo de Tony ao cemitério, foi conduzido novamente pelos irmãos de fé do Terço dos Homens

Na noite de ontem e hoje (27/7) no período da manhã, uma verdadeira multidão de pessoas compareceu para dar seu último adeus ao filho, pai e avô muito querido por todos Sr. Antônio José da Costa popular “Tony de Moisés”. Que foi sepultado na manhã desta quarta-feira dia 27 de junho de 2022, às 11:00 horas no Cemitério Municipal do Baixão. 

As Exéquias foram feitas pelo irmão na fé Professor Helio, ele que foi um dos fundadores e é o coordenador do Terço dos Homens da Comunidade, juntamente com os demais membros do grupo, todos uniformizados com as camisetas do Terço dos Homens. Sobre o caixão do irmão falecido, estava posta a sua camiseta do grupo, do qual ele foi também um dos fundadores e participante ativo.

Na sequencia, o grupo dos Homens do Terço conduziu o caixão até a ambulância da funerária e foi em bloco acompanhando o cortejo fúnebre, cantando o Hino do Terço dos Homens, por último, rezou o Santo Terço. Na chegada ao cemitério, os irmãos Homens do Terço pegaram novamente o caixão e o levou até a sepultura. 

Esse apego todo das pessoas por Tony, é justificado pela sua grande doação nas questões coletivas, ele sempre foi um parceiro de primeira hora, um grande servidor da causa pública.

Cito por exemplo as sinalizações nas pontes da Comunidade do Olho d’Água feitas por ele, quando foi construídas ou reformadas, Tony foi lá e colocou aqueles adesivos reflexivos, o popular “olho de gato”, com o reflexo das luzes dos veículos a noite, indica a direção segura para os condutores, com isso tem evitado muitos acidentes nessas pontes. 

Tony era pedreiro de primeira, atualmente ele transportava alunos da rede municipal e nas horas vagas exercia sua função de pedreiro, trabalhando na comunidade nas reformas da Igreja em mutirões e também de forma particular, pois, ele  era muito solicitado e pegava serviços de empreitada.

Catolicismo Popular:- Tony era um defensor ativo e colaborador do Catolicismo Popular. Em todos os movimentos da Comunidade do Olho d’Água, ele sempre esteve presente para ajudar naquilo que fosse preciso, participante nato da Associação do Baixão, era o atual Tesoureiro da Capela de Senhor dos Passos e também um dos festeiros deste ano, foi um dos fundadores e participante do Terço dos Homens da Comunidade, membro da Frota de Reis da Comunidade do Olho d’Água, ele era o respondedor oficial de Reis fazendo dupla com seu irmão Dãozinho, rezador oficial das Ladainhas, Rezas e Novenas da Comunidade e região.

Fotos: Oclides e Kawane Silveira

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail