Condeúba: Concluída a Ladainha da Companhia de Reis do Olho d’Água e Baixa da Furquilha

 

 

Momento em que os reiseiros estavam cantando o Reis da Lapinha diante do Presépio

Foi realizada nesta noite de sábado dia 18 de janeiro de 2020, a culminância da Frota de Reis do Olho d’Água e Baixa da Furquilha que é liderada pelo popular “Tony de Beca”. Ontem foi concluído a última etapa oficial da frota com a reza da Ladainha, na residencia do Sr. Valdeci na região do Quilombo.

A Bandeira foi retirada da casa vizinha do Sr. Manoel de Lucas e levado para a casa ao lado do Sr. Valdeci. Esse ato nos reis é chamado de Langa. Os reiseiros entram na casa e cantam solicitando a entrega da Bandeira. Vão jogando versos sobre a família e depois pedem novamente a Bandeira.

A dona da casa entra nos cômodos de dentro e pega a Bandeira e entrega a uma pessoa indicada pelos reiseiros, que dá uma volta na sala e sai pela janela, indo em direção a outra casa, os foliões vão cantando e tocando seus instrumentos com velas acesas em procissão pelos populares.

Chegando na casa do Sr. Valdeci, foi cantado o Reis da Lapinha diante de um presépio montado. Em seguida a Frota fez algumas contra-danças, logo depois foi rezado Ladainha em agradecimento aos Santos Reis. Finalizando assim e cumprindo a promessa de sair as seis noites cantando Reis nas residencias todos os anos.

Fotos: Oclides/JFC

Tia Beca com seus 96 anos não perde uma Folia de Reis

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.