Condeúba/Cerquinha: Emocionante a grande festa de encerramento da Folia de Santos Reis – 2020 (confere vídeo)

 

 

A grande e muito organizada Frota de Reis da Cerquinha, carinhosamente chamou a tia “Beca”, para segurar a Bandeira

Nesta sexta-feira dia 10 de janeiro de 2020, com início às 20:00 horas na sede da Associação local, a Companhia de Reisado da Comunidade da Cerquinha fez a sua festa de encerramento dos Santos Reis. Primeiramente foi cantado o Reis de morador com a grande dupla Valdenor e Domiro. Neste momento houve a primeira grande queima de fogos de artifícios.

Em seguida cada reiseiro foi chamado nominalmente e qual instrumento que o mesmo toca, para adentrar ao salão da Associação, os quais ficaram na frente formando um circulo oval, para receber os aplausos da platéia em reconhecimento a grande organização da Companhia de Reis deste ano. Em seguida foi cantado os Reis da Lapinha e de agradecimento pela dupla Egnaldo e Zilmo, seguido de duas conta-danças uma marcada por Domiro e a outro por Egnaldo.

Dando sequencia, foi a vez de rezar a Ladainha, rezadeiras se puseram na frente e os reiseiros fizeram um círculo em volta, cada um com uma vela acesa, os quis ajudaram a responder a Ladainha, momento de muita fé na história dos três Reis Magos Belchior, Gaspar e Baltazar. Na hora de adoração ao Cristo houve mais uma grande queima de fogos de artifícios.

Tia Beca pousando com a Bandeira de Santo Reis juntamente com Reginaldo e Domiro

Logo após o final da Ladainha, a organizada Companhia de Reis da Cerquinha voltou no salão para transmitir a Bandeira aos futuros festeiros que são Reginaldo, Domiro e Nilson, os quais fizeram questão de chamar para abençoar a festa, nada mais nada menos do que a Sra. Isabel a nossa tão querida e popular “Tia Beca”, que está com 96 anos mas, não abre mão de participar das folias de Reis.

Em seguida tocaram mais duas contra-danças sendo uma marcada por Valdenor e a última como despedida por Egnaldo. Os reiseiros encerraram a festa cantando o verso: “Adeus Senhor Menino, adeus que já vou me embora, adeus se Deus quiser, só pro ano agora”! O povo presente acompanhou as cantorias de Reis do começo até o fim, isso graças a facilidade com que cantaram os reiseiros de forma simplista e de ótima comunicação. Momento de muita emoção, pois, parte dos reiseiros e de público presente, choraram impiedosamente, talvez pela grande homenagem prestada ao inesquecível reiseiro da mesma companhia, o popular “Preto”, recém falecido.

Os futuros festeiros Domiro, Reginaldo e Nilson, Reginaldo com o microfone destacou nosso bom trabalho em favor na divulgação e manutenção da tradição viva dos Reis, momento em que ele nos parabenizou pelo trabalho

Para encerrar houve uma grande queima de fogos de artifícios, em seguida foi servido um café caprichado para todos. Há de se registrar que na noite anterior a Companhia de Reis serviu um belo jantar aos reiseiros e convidados. Estiveram prestigiando esse evento além do vereador Reginaldo que coordenou a sua Companhia de Reis e também a vereadora Nena.

Assista vídeo da Contra-dança de despedida a seguir:

Fotos: Oclides/JFC

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail