Condeúba: As aulas presenciais poderão voltar a partir do próximo dia de 1º de março

POR Agnério Evangelista

Plenária para o retorno das aulas presenciais, realizada em conjunto com CME, Gestores, Vigilância Sanitária, Sindicato e pais de alunos

“Numa reunião conjunta comandada pelo Conselho Municipal de Educação – CME, a qual foi realizada no período matinal do dia 09 de fevereiro de 2021, na Câmera Municipal. Esta reunião conjunta do Conselho de Educação com a Vigilância Sanitária, APLB Gestores e pais de alunos, foi para decidir o retorno às aulas do período de 2020/2021.

Presidente do Conselho Municipal de Educação professor Agnério Evangelista

O presidente do CME Professor Agnério Evangelista dirigiu o encontro, convidando o Prefeito Silvan Baleeiro para compor a mesa, os membros do CME o vice-presidente Juari Francisco, a conselheira Valdiceia para secretariar o Encontro e o Secretário Municipal de Educação Weder Spinola para explicar o Plano de Retorno às Aulas.

A Conselheira do CME Valdicéia Terence mostrando ao plenário o Plano de Retorno às Aulas, o qual foi lido

Inicialmente, rezou-se a oração universal do Pai Nosso, em seguida, foi lida a Ata do CME da sessão anterior. Em sequência, o presidente do CME professor Agnério apresentou a Resolução CME 001/2020 que normatiza o Documento Referencial Curricular de Condeúba, homologada pelo Prefeito Silvan em 23.12.2020.

O prefeito Silvan Baleeiro em seu discurso, pediu aos conselheiros que votassem a favor do retorno presencial das aulas para ir adiantando o processo

Com a palavra, o prefeito Silvan Baleeiro solicitou aos Conselheiros a aprovação no documento de retorno as aulas a ser apresentado em plenário. Pela ordem, o Secretário Municipal de Educação Weder Spinola usou a palavra e pediu a Valdiceia Terence para fazer a leitura integral do Plano. As aulas estão previstas para início no próximo dia 1º de março até fim de junho, fechando as 800 horas de 2020, e de julho a dezembro para as 800 horas de 2021. Junto ao Plano, há o Projeto Recupera para complemento da carga horária.

Depois, as funcionárias da saúde leram o Protocolo Sanitário de retorno às atividades escolares presenciais no contexto de pandemia da Covid-19. Tudo muito bem explicado e entendido pelo público presente. Por último, o presidente do CME professor Agnério submeteu o Plano para aprovação ou não aprovação aos conselheiros cujo placar foi 7 votos a favor, 2 votos contrário e 1 abstenção. O documento segue agora para elaboração de Parecer pelo Conselho Municipal de Educação – CME”, afirmou Agnério.

A redação da Folha procurou o Secretário Municipal de Educação de Condeúba Weder Spinola que nos esclareceu dizendo. “Para iniciar as aulas presenciais no próximo dia 1º de março, como foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, será necessário antes, a publicação do Edital do Governo do Estado autorizando o retorno das aulas presenciais, pois, nesse tempo de pandemia, os municípios vem sempre seguindo os rumos do Governo Estadual. No momento, as aulas presenciais no Estado da Bahia estão proibidas até o dia 14/02/2021. Caso o retorno das aulas presenciais ainda não esteja aprovado no dia 01/03/2021 as aulas serão retomadas de forma remota”, afirmou o Secretário Weder. 

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail