Condeúba: A Empresa Multinacional Veracel Celulose vai reformar cerca de 50 km de estradas no município para transportar eucaliptos

 

 

Audiência Pública entre o prefeito Silvan Baleeiro, secretários, vereadores, pres. de associações e o representante Sr. Pedro da Empresa Veracel Celulose, realizada debaixo da cobertura da feira do Distrito do Alegre

Na tarde desta segunda-feira dia 18 de maio de 2020 com início às 15:00 horas e termino por volta das 16h30min., estiveram reunidos em audiência pública na Praça da feira no Distrito do Alegre, o prefeito de Condeúba Silvan Baleeiro, o Secretário Municipal de Obras Dinailde Nascimento, Administradora Distrital Bell, os vereadores Carlito, Zé Reis, Nena, o ex vereador Normando, os presidentes das Associações da Cerquinha, Tamboril, Alegre e Vereda Grande além de populares da região. Pelo lada da Empresa Veracel Celulose esteve o representante Sr. Pedro, popular “Pedrão”. Que é o responsável pela área de transportes e estradas da empresa.
A empresa Veracel Celulose vai transportar eucaliptos de uma fazenda no município de Vargem Grande/MG., até a sua fábrica em Eunápolis, e quer utilizar como rota as estradas que ligam a comunidade da Vereda Grande no Distrito do Alegre à sede em Condeúba, cerca de 50 km aproximadamente. Para isso a empresa vai fazer melhorias na estrada, tais como alargamento, cascalho, compactação com rolo, tirar curvas, fazer aterros, tirar enxurradas através de calhas ou manilhas, reforços nas pontes, molhar com frequência.
A empresa Veracel Celulose vai manter uma equipe de Assistente Social para dar acompanhamento, como para retirar cercas, a empresa refaz com postes de eucaliptos de 3 em 3 metros e arame farpado de 4 fios, além de outras orientações como o perigo dessas carretas para o trânsito local, que será uma mudança bastante significativa. Depois da estrada pronta vai ficar uma equipe de manutenção para que a estrada seja trafegável em qualquer época do ano. A expectativa é de movimentar de 25 a 30 carretas por dia com capacidade de 60 toneladas, com duração prevista de no minimo um ano.
O Prefeito Silvan Baleeiro agradeceu a presença de todos e disse que esteve bem representado a sociedade condeubense naquela audiência pública, disse ainda que vai providenciar o mais rápido possível a autorização para a Veracel Celulose iniciar os trabalhos na recuperação das estradas, que segundo o Sr. Pedro o investimento será da ordem de aproximadamente um milhão de reais. A empresa pretende deixar as estradas prontas até o próximo mês de julho, período em que se inicia o transporte dos eucaliptos.
Fotos:

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Redação

5 Comments

  1. Muito bom a empresa ter esta necessidade, pois somente assim estas estradas devem receber a estrutura que realmente merecem para a demanda que já existe. Pode parecer que não, mas já se faz necessário há muito tempo uma estrutura decente no trecho Montezuma/Alegre/Condeúba, pois trata-se de uma rota mais curta para quem sai do sudeste rumo a região, inclusive quem vai com destino a Caitité, Caculé e adjacências, não somente para “pessoas”, mas empresas. Estas estradas ligam importantes cidades. Só não servem para isto com total eficiência atualmente, devido a estrutura precária.
    Na matéria cita que a estrada terá equipe para manutenção constante, como não foi citado na mesma, espero que registrem em contrato esta condição, pois somente assim poderá ser cobrado quando a empresa começar a relaxar na manutenção, isto acontece.
    No final deste ano precisei de um serviço aí para Condeúba partindo de MG, porém o caminhão só iria se fosse por Vitoria da Conquista e o resultado foi que ele andou cerca de 200km a mais porque os demais acessos não comportavam e a empresa não circula por estradas de terra. Empresas não colocam seus caminhões e ônibus em qualquer estrada, principalmente de terra.
    Os vereadores, que tem função de olhar a população e cobrar melhorias para ela, deveriam neste momento “aproveitar” a oportunidade em que a estrutura básica já estará pronta e conseguir o maquinário e asfalto para a via.
    O vereador que conseguir esta façanha (claro que vereador não consegue nada sozinho e sabemos que depende de várias esferas), estará “bem na fita”, se é que me entende.
    A população desta região carece destas melhorias. O progresso precisa chegar a todos.
    Esta é a humilde opinião de um filho desta terra, que ama este lugar e gostaria de vê-lo crescer.

  2. Boa noite gostaria de saber por que ainda não foi
    > asfaltada a estrada de CONDEUBA até Mortugaba / Alegre?
    É verdade que a mesma estrada consta como asfaltada?
    não consigo entender, como isso ainda não foi feito, pois sendo uma estrada de bastante fluxo de VEÍCULOS DE PASSEIO, CARRETAS,
    CAMINHÕES /CEGONHA, ÔNIBUS DE PASSAGEIROS TODOS OS DIAS DA SEMANA, BASTANTE MOVIMENTAÇÃO DIA E NOITE E A ESTRADA É
    PÉSSIMA, PRINCIPALMENTE QUANDO CHOVE, AI O PREFEITO MANDA JOGAR TERRA, OU CASCALHO EM ALGUNS TRECHOS, QUE SÓ
    RESOLVE POR POUCOS DIAS, E ENTRA ANO E SAI ANO CONTINUA DO MESMO JEITO, O QUE FALTA PARA ASFALTAR ESSE TRECHO DE
    ESTRADA?
    POR FAVOR, EU PEÇO EM NOME DOS MORADORES, E ELEITORES DESSES MUNICÍPIOS.

  3. Bom dia, então senhores servidores públicos, essa é a oportunidade de nossa estrada ser asfaltada, agora tem que correr atrás do governo para isso se realizar é agora ou nunca, por favor servidores, essa estrada tem que ser asfaltada, na verdade o nome tinha que ser rodovia devido tantas carretas que passa nela, é muito transporte grande, é o pó toma conta das nossas casas, afetando mais ainda pessoas com problemas de saúde, (problema respiratórios) como meu pai, então fica meu apelo, muito obrigada! E parabéns prefeito silvan juntamente com todos envolvidos pelas obras e benefícios realizados na cidade, condeuba precisava e precisa ainda de muitos, que com certeza será cumprido, Obrigada!

  4. E que tal asfaltar do Alegre até Condeuba? Precisamos também do asfalto Condeuba- Caculé
    Parabenizo o Prefeito Silvan pela Avenida Irmã Dulce. Está linda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.