Cobiçada pelo PT, 1ª secretaria da Câmara de Vereadores deve ficar com Babão, do PCdoB

O vereador Ricardo Babão (PCdoB) deve assumir a 1ª Secretaria na chapa de Hermínio Oliveira (Podemos), nas eleições da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. As negociações para conseguir o maior número de votos continua, mas o cargo cobiçado pelo PT, deve ficar com o vereador do PCdoB.

A mesa diretora é composta por presidente, 1º vice-presidente, 2º vice presidente, 1º secretário e 2º secretario. O candidato à presidência já negocia os cargos durantes e monta a chapa. Após ser eleito, o presidente nomeia os ocupantes de cada cargo e a 1ª secretaria é um dos mais importantes da mesa diretora. Entre as funções, é papel do  primeiro secretário auxiliar o presidente nas finanças da Câmara.

É consenso entre os edis, que a mesa diretora tenha composição mista. No entanto, as negociações ainda estão sendo realizadas. Anteriormente, o PT estava negociando o cargo em recompensa ao apoio que daria ao candidato Hermínio.

O partido possui quatro vereadores e por tanto quatro votos. O PT foi até acusado de “roer a corda” por parte da imprensa conquistense, quando afirmaram que poderiam declarar apoio a chapa de Hermínio, que já foi presidente da Casa.

Como o Blog do Sena já noticiou, os diálogos apontavam que a 1ª secretaria seria ocupada pela vereadora Viviane Sampaio, que além de ser do PT é uma mulher, o que era uma outra exigência do partido. Mas, de acordo com os bastidores da política conquistense, o cobiçado cargo deve mesmo ficar com o vereador do partido comunista, Ricardo Babão.

Atualmente, a mesa diretora é formada apenas por homens e todos os vereadores são da Banca de Situação. E ainda é consenso entre os edis a composição mista da mesa, ou seja, entre vereadores da situação e oposição. No entanto, deve permancer sendo composta apenas por vereadores homens.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail