Cerca de 11 milhões de trabalhadores poderão receber valores retroativos de PIS-PASEP

Fonte: P. Contábeis

Os correntistas da Caixa Econômica Federal já podem retirar os valores das Cotas do PIS referente aos créditos depositados pelos empregadores entre 1971 e 1988.  O valor total vai estar disponível a todos os trabalhadores que não tiverem feito o saque total do saldo anteriormente.

Segundo o governo, o dinheiro será liberado para 10,4 milhões de trabalhadores. O valor médio dos saques será de R$1.760. O cidadão que tiver até R$ 3.000,00 está liberado para efetuar o saque com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento do banco estatal, lotéricas ou correspondente Caixa Aqui.

Quem tiver mais, deve fazer o saque em agências da Caixa a partir da apresentação de um documento oficial com foto.

Para consultar o saldo disponível das Cotas do PIS, o cidadão deverá acessar ao site da Caixa Econômica Federal. Os valores também podem ser acompanhados pelo aplicativo Caixa Trabalhador, que está disponível para download no Play Store (Android) ou na Apple Store (iOS).

Caso o beneficiário do saque tenha falecido, o pagamento do montante poderá ser retirado pelos dependentes. Para ter acesso aos valores, os dependentes necessitam apresentar os documentos que estão listados abaixo:

– Certidão ou declaração de dependentes habilitados à pensão por morte expedida pelo INSS;
– Atestado fornecido pela entidade empregadora (servidores públicos);
– Alvará judicial designando o sucessor/representante legal.  Este documento deverá indicar o PIS ao qual o benefício se refere, e Carteira de Identidade do – sucessor/representante legal (na falta da certidão de dependentes habilitados);
– Escritura Pública de Inventário e partilha (Judicial ou Extrajudicial). – Termo por escrito autorizando o saque e declarando não existirem outros sucessores conhecidos.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.