Bahia ocupa 5º lugar em comercialização de medicamentos genéricos no país

Foto: Romildo de Jesus/Tribuna da Bahia

A indústria de medicamentos genéricos no Brasil cresceu 11,08% em unidades comercializadas, no terceiro trimestre deste ano, se comparado com o mesmo período do ano passado. A Bahia ocupa o 5º lugar entre os Estados Brasileiros com maior volume de unidades de genéricos comercializados.

Nos últimos dozes meses, o estado da Bahia comercializou mais de 82 milhões de unidade de genéricos, o que representa um crescimento de 15,70% se comparado com o mesmo período de 2019. De acordo com o jornal Tribuna da Bahia, os dados são da ProGenéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos).

Que ainda informa que São Paulo lidera o ranking de comercialização, seguido de Minas, Rio de Janeiro e Rio Grande do sul. Do total de medicamentos comercializados na Bahia, 32,40% são genéricos. No País, o estado da Bahia representa 5,10% em unidades de genéricos comercializadas.

O crescimento é reflexo do aumento de volume, devido ao ingresso de novos produtos no portfólio das empresas e a expansão das vendas de genéricos de maior valor agregado, caso dos produtos voltados para o tratamento do sistema nervoso central, por exemplo.

Os consumidores, em virtude do preço baixo, qualidade e eficácia, buscaram refúgio nos genéricos para dar continuidade a seus tratamentos. Sendo assim, os genéricos seguiram cumprindo seu papel de fortalecer o acesso a medicamentos neste momento de pandemia.

A pandemia também contribuiu para o aumento na venda dos genéricos já que as pessoas passaram a se cuidar mais, uma vez que as doenças crônicas como hipertensão e diabetes, dentre outras, são fatores de risco para agravamento nos casos de Covid-19. Além disso, é natural que, num momento de contratação da economia, os consumidores tenham buscado refúgio nos genéricos para conseguir dar continuidade a seus tratamentos.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail