SEI Bahia passa a aceitar assinatura digital Gov.br para cadastramento de usuários externos

Fonte: Ascom/SaebCidadãos que precisam pela primeira vez abrir ou acompanhar processos de seu interesse junto ao Governo do Estado pelo SEI Bahia acabam de ganhar uma nova alternativa para realizar o procedimento de forma 100% on-line. A partir de agora, pessoas poderão utilizar a assinatura digital fornecida pelo portal Gov.br (veja aqui), para se cadastrar como usuários externos do sistema, que é utilizado para a tramitação eletrônica de processos e documentos administrativos no Poder Executivo Estadual.

Com a medida, autorizada por meio de instrução normativa publicada na quarta-feira (1.09) no Diário Oficial do Estado, será possível usar a solução do governo federal para assinar digitalmente o Termo de Concordância e Veracidade, um documento obrigatório ao processo de credenciamento. Até então, o procedimento só podia ser realizado por quem tinha o Assinador Serpro, um aplicativo certificado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

“A iniciativa vai permitir que mais pessoas tenham a oportunidade de realizar o credenciamento sem precisar se deslocar até as unidades do Estado para entregar documentação”, ressalta o coordenador do SEI Bahia, Márcio Souza, ao lembrar que a utilização da assinatura digital do Gov.br é inteiramente gratuita. Além disso, o portal do governo federal conta com cerca de 116 milhões de usuários.

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