Condeúba: Mesmo em época de pandemia, o povo de forma ordeira manteve a tradição da fogueira e a festa junina

 

 

A fogueira acesa no Recanto Silveira – Fazenda Olho d’Água

Tradição mantida em Condeúba e região, nesta terça-feira 23 de junho, o famoso dia da fogueira, véspera do dia Santo de São João. Diga-se de passagem, que foi um São João que há muitos anos não se fazia, por conta da pandemia que o mundo está vivendo, as pessoas inicialmente acenderam suas fogueiras, fizeram suas orações de praxe, formando uma fila e dando voltas na fogueira já acesa, depois soltaram bastante fogos de artifícios, as mulheres e crianças queimaram chuvinhas, botaram fogo em traques e já no embalo do São João, o som ligado tocando as músicas tipicas junina, as casas embandeiradas como manda a tradição e é a decoração da época, tudo preparado e o forrózinho começou, foi até altas horas da noite, todo essa festança aconteceu somente em família, sem a participação de vizinhos ou conhecidos vindos de fora.

Por telefone falamos com um amigo dono de quitanda na cidade ele nos afirmou: “Graças a Deus, estamos vendendo bastante as comidas típicas do São João, aipim, amendoim, batata doce”, contou. Mesmo com o momento delicado que vivemos, os consumidores estão animados para preparar uma mesa farta para a família. “Com tudo organizado, dá pra fazer uma festa”, disse um dos consumidores.

A comilança acompanhou a movimentação da festa durante a noite enquanto as pessoas aguentaram, muitas comidas típicas das festas junina como canjica, batata doce assada, chá de amendoim, quentão, mandioca cozida, lombo, pernil e frango tudo assado, acompanhados de suco de vários sabores, licores, vinhos e até mesmo para os adeptos teve aquela cervejinha geladinha. Grande festa, tradição mantida e VIVA SÃO JOÃO!!!

Fotos: Oclides/JFC

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail