Catolicismo cresce e alcança 1,27 bilhão de fiéis no mundo
O número de fiéis da Igreja Católica voltou a crescer no mundo. A taxa chega a ser maior do que a do crescimento da população do globo. Segundo dados do Vaticano, o aumento de batizados nos últimos dez anos pode fazer o catolicismo alcançar um quinto da população mundial nos próximos anos.
Um dos fatos que põe a religião novamente em crescimento é o papado de Jorge Bergoglio, o papa Francisco, iniciado em fevereiro de 2013. O Escritório Central de Estatística do Vaticano afirma que o número de católicos passou de 1,11 bilhão em 2005 para 1,27 bilhão no fim de 2014 – 17,8% da população mundial.
Em dez anos, 157 milhões de pessoas foram batizadas no Catolicismo. Segundo a Santa Sé, o fato significa que a Igreja está ganhando adeptos em um ritmo maior do que o crescimento da população mundial. Essa realidade é registrada em todos os continentes, com exceção da Oceania.
Conforme o Estadão, a maior expansão se deu na África, com salto de 41% no número de católicos no período – a população aumentou 23%. Na Ásia, a expansão foi de 20%, ante aumento de 9,6% da população.
Nas Américas, o crescimento ocorreu em menor ritmo. Mas mesmo assim foi de 11,7% entre 2005 e 2014, ante uma expansão demográfica de 9,6%. O continente americano ainda representa 50% dos católicos do planeta.
Comentários