Macho é macho

Por Nando da Costa Lima

Nando

Zé Capa Preta, apesar de ser muito temido na cidade por só andar de preto, chapéu, bota revólver 38 (que ninguém nunca viu), etc.; naquele dia chegou faltando o fôlego na delegacia. Um aperto daquele deixava qualquer um apavorado, aquilo nunca nem passou pela cabeça dele. É o seguinte: Renatão Capitão tinha esse apelido por ter participado da 2ª Guerra, voltou como herói mas perdeu um olho e ficou com o outro variado devido à explosão de uma granada, só não morreu porque era um gigante de quase dois metros de altura. Doido ele sempre foi, mas a família falava que ele agia com violência de vez em quando por causa da guerra. A cidade a que me refiro tinha pouco mais de dois mil habitantes, sendo a grande maioria homens que trabalhavam numa mina vizinha. De solteira só tinha a enfermeira Maristela e a viúva Filomena. Maristela ninguém nem notava, mas a viúva era de fechar o tempo, apesar de quarenta e poucos anos, estava enxuta. Mas ela era irredutível, dava bola pra todo mundo mas na hora H se lembrava do falecido e saía de baixo. Foi ela a culpada da quase desgraça que ia acontecer com o pistoleiro mais conhecido da terra na imaginação dos moradores da cidade.

Aconteceu que Renatão Capitão tava matando cachorro a grito, tinha mais de dois anos que não dava uma. Começou a beber desde cedo, aquela senhora assanhada já tava tirando ele do sério. Das vinte vezes que ele chegou a se aproximar dela, nenhuma deu certo. E da última vez ela chegou a ofender o herói de guerra o chamando de Galo Cego Doido. O “Galo Cego” ele nem se importou, mas chamar um cabo reformado e herói de guerra de “Doido” machucou muito o coração de Renatão. Ele não queria só se vingar, tinha certeza que depois de ficar pelado e fazer uma pose de Mister América com aquele corpo musculoso ela (a viúva) não iria resistir. Segundo ele, era um mestre, uma máquina de fazer amor…
E perdido em pensamentos enquanto secava o litro de conhaque, só passava pela cabeça a paixão contida. E foi nessa que Zé quase dança, a noite já tinha caído e Renatão completamente embriagado acabou confundindo o pistoleiro com a viúva. O fato só não se consumou porque Capa Preta, além de ser um homem forte, corria mais que veado caatingueiro. Se não fosse isso a coisa tinha ficado feia… Daí o motivo dele chegar tão avexado na delegacia, tava tão nervoso que não falava coisa com coisa, o delegado não entendia nada que ele dizia, foi o jeito dar um tiro pra cima. Aí então ele se acalmou e contou tudo pro delegado:
– Dotô, aquele taradão que vocês falam que é herói de guerra me cercou no mercadão querendo me beijar, é por isto é que eu estou tão nervoso. Só não matei porque é herói de guerra.
O delegado argumentou sabendo que com doido tem que ter jeito:
– Mas pra quê tanto nervoso, ele não conseguiu nada, eu tô vendo que o senhor tá inteiro. Isto é coisa de bebum sem o que fazer. Dá cadeia.
Zé Capa Preta ficou pasmado com o argumento do delegado, um homem da lei tratar um caso de tentativa de estupro com se fosse uma ocorrência comum. O dotô pra acalmar o cidadão disse que aquilo não era nada, Renatão era neurótico de guerra, era melhor relevar… Querendo ou não era considerado um herói pra cidade.
– Pior foi com aquele técnico em enfermagem que tem mania de cirurgião e só anda todo de branco e com a indumentária de quem vai operar alguém. Não foi à toa que Renatão Capitão confundiu ele com a enfermeira Maristela Cancão. Só que o enfermeiro é um homem civilizado, nem veio aqui dar queixa, e ainda por cima mandou um dentista consertar os dentes do meliante. Homem que é homem age assim, se fosse mau caráter falava pra cidade toda… Mas macho que é macho aguenta desaforo calado. E quando perguntei por que ele mesmo sendo atacado ainda mandou tratar os dentes de Renatão, respondeu sem perder a classe: “Com a minha experiência, eu senti pelo bafo no cangote que aquele cidadão não tinha um dente que não estivesse estragado. E eu como um homem ligado à saúde não podia deixar um herói de guerra naquele estado…”
– Espera aí dotô, a última guerra que o Brasil participou foi a 2ª Guerra, este homem não tem nem 40 anos…
– Zé, Zé, é melhor o senhor ficar calado. Homofobia é um problema sério. Até fazer humor hoje em dia é politicamente incorreto.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail