Movimento greve geral toma conta das ruas de Vitória da Conquista

 

maniifstSindicatos, estudantes e movimentos sociais aderiram ao calendário nacional de paralisações e mobilizações de construção da greve geral. Em todo o Brasil, os manifestantes ocuparam as ruas para protestar contra a PEC 55 (antiga PEC 241), PLC 54 (antigo PLP 257), reforma do ensino médio e o projeto “Escola Sem Partido”.

Em Vitória da Conquista, a concentração ocorreu na Praça Barão do Rio Branco e seguiu em caminhada por ruas do centro da cidade. Estudantes das redes Municipal e Estadual, além do discentes das Ufba, Uesb e Ifba, se juntaram aos sindicatos dos professores, bancários, trabalhadores terceirizados e ao Movimento do Sem Terra para reivindicar o que chamam de “retirada de direitos políticos e sociais”.
Com a mobilização diversos serviços ficaram prejudicados, como aulas e atendimento bancário.

Motivos
A luta é contra as medidas impopulares do governo federal. “Salários, SUS, escolas, creches e programas sociais terão investimentos congelados até 2036 protspela PEC 55 (antiga PEC 241). Direitos trabalhistas dos servidores públicos serão gravemente desrespeitados com a PLC 54 (antigo PLP 257). A reforma do ensino médio, em conjunto com os projetos do Movimento ‘Escola Sem Partido’, colocará fim ao pensamento crítico na educação pública, prejudicando a formação da juventude. Trabalhar mais, receber menos e não ter direito à aposentadoria serão a realidade do povo brasileiro se as reformas da previdência e do trabalho forem aprovadas”, aponta o movimento.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail