3 de fevereiro: o “Dia da Navegação do Rio São Francisco”

Neste 3 de fevereiro é celebrado o “Dia da Navegação do Rio São Francisco”. O “Velho Chico” atravessa cinco estados e 521 municípios. Sua nascente se localiza na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e sua foz na divisa de Sergipe e Alagoas, com suas águas cumprindo um caminho de cerca de 2.700 km. O curso do rio, inclusive, constitui a a divisão natural entre esses dois estados.
A bacia hidrográfica do São Francisco banha sete estados brasileiros – Bahia (48,2%), Minas Gerais (36,8%), Pernambuco (10,9%), Alagoas (2,2%), Sergipe (1,2%), Goiás (0,5%), e Distrito Federal (0,2%) – e 505 municípios (cerca de 9% do total de municípios do país).
História…. mas por que dia 3 de fevereiro?
Nesta data, em 1871, foi inaugurada oficialmente a navegação a vapor e a navegação nas porções médias e submédias do rio São Francisco, sendo um importante capítulo da integração por essa via interiorana no Brasil.
Além do abastecimento hídrico de 505 municípios ao longo de seu curso, o rio São Francisco tem grande importância como via de navegação, o que permite o trânsito de moradores e turistas, bem como do transporte de carga. A navegação pelo Velho Chico integra a hidrovia do São Francisco, via mais econômica de ligação entre o Centro-Sul e o Nordeste do Brasil, que abrange também os rios Paracatu, Grande e Corrente.
FONTE: www.f5news.com.br/cotidiano/03-de-fevereiro-o-dia-da-navegacao-do-rio-sao-francisco.html

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail