2020 teve ao menos 420 estudos por dia sobre Covid-19

Foto: Menahem Kahana/AFP

Quantos estudos foram publicados sobre a Covid-19 em 2020? Talvez não seja possível saber com exatidão, mas é fato que o caminho percorrido por milhares de cientistas muitas vezes anônimos mostra as principais frentes de batalha contra a pandemia. De acordo com o G1, o banco de dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) reuniu, até 20 de dezembro, 148.919 artigos, de todo o mundo, sobre a doença.

Nem todos são estudos publicados em revistas científicas; cerca de 14 mil – pouco menos de 10% – aparecem como versão prévia (pré-prints), ainda não revisadas por outros cientistas. Se distribuídos ao longo deste ano, o número significa uma média de quase 420 artigos divulgadas por dia. Uma outra base de dados, a Dimensions, de uma empresa sediada em Londres, aponta um número ainda maior.

Até a mesma data, foram catalogados 239.192 artigos sobre o tema, feitos por 18,5 mil organizações em 194 países. Cerca de 15% são prévias. As universidades que aparecem com mais publicações são Harvard, Oxford e a Universidade de Toronto, no Canadá.

Um terceiro levantamento, da empresa americana Primer, aponta, também até 20 de dezembro, 92,5 mil pesquisas relacionadas à Covid. Os temas com mais artigos são cuidados com pacientes; mortalidade e fatores de risco; e vacinas e tratamentos. Cada um tem mais de 10 mil estudos catalogados. Cientistas de todas as áreas se dedicaram a pesquisas sobre a pandemia neste ano.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail