Reis: Lembranças do reiseiro “Maracá”

Por Eduardo Lima de Sousa Viana

O artista condeubense – Edu Lima

FESTA DOS SANTOS REIS EM CONDEÚBA

Quero parabenizar a todos os Reiseiros do município, por manter tão viva essa tradição que nos proporciona tanta alegria!!! Mas hoje eu gostaria de fazer uma homenagem especial ao Reiseiro “MARACÁ”.

Não me lembro o nome completo dele, somente o conheci por “Maracá”, ele  morava em Condeúba na Rua do Sobrado (Rua Luis Viana Filho) por volta dos anos 70, um pouco mais, ou menos não sei. Era um rapaz negro de porte atlético estatura mediana, meio careca e muito inteligente, seu trabalho era a arte do couro.

Curtia couros, fazia gibão e todo tipo de artefatos de couro para vaqueiros, mas nos dias de Reis, ele se transformava no maior artista dos Reisados da região, o público que assistia suas apresentações iam a loucura, o grupo todo era muito frenético.

Eles cantavam e tocavam gaitas feitas de tabóca e tocavam seus tambores dançado em volta da sala, Maracá entrava no meio da roda e fazia a Dança com facões e tambores, eram realmente espetaculares, os passos, os saltos acrobáticos e a perícia de manusear os facões, até hoje não me sai da lembrança!

Veja vídeo dos Reis da Comunidade da Cerquinha Condeúba/BA.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail