Paróquia de Santo Antônio/Condeúba: Os padres José Silva e José Nilton se despediram das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, numa celebração emocionante 

 

Momento inicial da celebração da Santa Missa de despedida dos padres José Silva e José Nilton junto com as Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, contou ainda com a presença do professor seminarista Pe. Gilvan

Foi celebrada a Santa Missa de despedida dos padres José Silva e José Nilton na manhã desta sexta-feira dia 20 de janeiro de 2023, que teve seu início às 08h15min e término às 11h20min. Por tanto, foi uma celebração bastante extensa, por uma causa justíssima que foi a despedida oficial dos padres frente as Comunidades Eclesias de Base – CEBs da Paróquia de Santo Antônio.

CELEBRANTES:- A Santa Missa foi presidida pelo padre José Silva, teve ainda como co-celebrantes os padres José Nilton e Gilvan, a primeira leitura foi feita pelo professor Celson da Comunidade do Distrito de Alegre, o salmo foi cantado por Simone da Comunidade de São Domingos, as preces foram feitas por Adriana da Comunidade do Riacho Seco de Gerosino e a belíssima animação ficou por conta do bom conjunto musical da Comunidade do Riacho Seco de Breginho.

Esq. Evanete, Adgilson(Gil), Elisabete, pe. José Silva, seus pais França e Zinha e Adonilton. Não poderam vir a este evento, os irmãos Adevan e Hermínio que moram em São Paulo.

FAMÍLIA:- O padre José Silva teve a glória de contar com a presença marcante de parte de sua linda família, estiveram seus pais duas irmãs e dois irmãos. Eles que vieram acompanhando o padre no início do seu compromisso assumido há seis anos atrás como titular da Paróquia de Santo Antônio em Condeúba, vieram agora acolher o filho sempre muito querido o ilustre padre José Silva, para seguir sua caminhada religiosa em outros meios da fé Católica, tendo esse primeiro ano um descanso merecido, pois, há cada 10 anos de bons serviços prestados de forma initerrupta, os padres tem o direito adquirido de se afastar de suas atividades por um ano, é o chamado período sabático.

O garotinho José com seu pai João da Glamur, segurando a muda da planta Pau de Candeia, sobre o olhar atento de seus padrinos Silvio e Rejane

BATIZADO:- Foi feito o batizado do garotinho José que é filho do simpático casal João da Glamur e Elaine, os padrinhos foi o casal também simpático Silvio e Rejane e a madrinha de consagração, foi a sua querida avó matena dona “Vivinha”. O garotinho José logo após ser batizado recebeu de presente das mãos do presidente da ADCC Sr. Manoel Neto, uma muda de Pau de Candeia, árvore histórica em extinção, a qual deu origem ao nome do município de Condeúba. Através do magnífico trabalho voluntariado desenvolvido pela ADCC que pertence a Paróquia com seu canteiro de mudas, em parceria especial formada com os amigos Ciríaco e Oclides, o Pau de Candeia está sendo resgatado e inserido na floresta condeubense. Ao final da celebração da Santa Missa, o presidente da ADCC Sr. Manoel Neto junto com seus colaboradores, fizeram a distribuição de mudas diversificadas, brindando aos participantes de forma gratuita, carinhosa e firmando o compromisso de reflorestamento do nosso habitar. 

Nosso sempre muito querido Felipe cadeirante e Flavia sua irmã, sua mãe Maria das Graças e o pai Gerolino conhecido por “pequeno”

EMOÇÕES:- O padre José Silva muito sensível, se emocionou algumas vezes no decorrer da celebração. Num momento especial de muita emoção, foi quando vieram à frente do Altar o garotinho cadeirante Felipe, ele que é tetraplégico, o qual estava acompanhado de sua irmã Flávia, a mãe Maria das Graças e seu pai Gerolino conhecido por “Pequeno”. Todos eles fizeram questão de fazer uma despedida especial ao padre José Silva que se emocionou ao dizer: “Aqui está um dos meus maiores amigos que conquistei aqui nesse período, que nem se quer nunca me dirigiu uma única palavra”. Momento em que o padre José Silva se emocionou e também deixou toda a assembleia emocionada, ele se despediu da família, deu um beijo na face de Felipe derramando lágrmas dos seus olhos.

HOMENAGENS:- As Comunidades Eclesiais de Base – CEBs da Paróquia de Santo Antônio, fizeram algumas homenagens aos padres José Silva e José Nilton pelos bons trabalhos aqui desenvolvidos por eles, em especial, dirigido ao pe. Zé Silva que é o nosso Pároco até o dia 26 de janeiro de 2023. As mensagens de agradecimentos aos padres em nome das CEBs, foram lidas pelas professoras Rita e Ângela Cruz. 

A coordenadora da
A coordenadora paroquial de catequese Dores Duarte, entregando aos demais membros das CEBs, uma lembrança

CATEQUESE:- “Estamos alcançando muitas graças, pois, apesar do período crítico da pandemia que perdurou por 2 anos, neste ano que se encerrou, nós conseguimos matricular mais de 200 catequisandos em toda a Paróquia, os quais estão concluíndo suas etapas do curso neste final e início de ano”, afirmou a coordenadora paroquial Dores Duarte. Em seguida a Paróquia ofereceu um almoço de confraternização aos catequistas. 

“Nós do Jornal Folha de Condeúba, queremos nesta oportunidade agradecer aos padres José Silva e José Nilton, pelos muitos e bons serviços que eles prestaram em nossa Paróquia. Em especial ao querido padre Zé Silva pelos vários enfrentamentos que ele fez em diversas  oportunidade, citamos um exemplo quando foi criado o Movimento Popular Asfalto JÁ!!! Que reinvindica o asfaltamento da BA- 617 no trecho entre os município de Condeúba a Caculé. O padre Zé Silva de pronto acolheu a ideia e partiu pra cima ajudando a se organizar o movimento, promovendo muitas reuniões com todas as autoridades desde secrtário, vereadores, prefeitos de 11 municípios adjacentes, além de deputados estaduais/federais e senadores, colhendo assinaturas e apoio político para o devido encaminhamento do Projeto ao então governador Rui Costa. Por último, tivemos dois encontros com os então candidatos ao governo da Bahia ACM Neto e Jerônimo Rodrigues. Tudo isso em defesa de uma causa social a prática do “BEM COMUM PARA TODOS”. O bom serviço foi feito e prestado com dignidade, tudo está encaminhado para sua realização, graças também a eficiente e marcante  participação do padre José Silva a que agradecemos imensamente”. 

Fotos: Oclides/JFC e Chico Lima

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail