Paróquia de Santo Antônio/Condeúba: Enviado para o Seminário da Diocese de Caetité o jovem Jarbas Vinicius

 

 

O Padre José Silva recebendo o jovem Jarbas Vinícius no Altar Mor da Paróquia de Santo Antônio para a Missa de envio do mesmo

Foi celebrado a Santa Missa neste começo de noite de domingo dia 8 de março de 2020 com início às 19h30min., como sempre acontece aos domingos, porém essa foi uma Missa especial, pois, o Reverendíssimo Padre José Silva tratou de fazer o envio do jovem condeubense para o Seminário São José da Diocese de Caetité, onde ele Jarbas, dará seus primeiros passos oficiais na caminhada rumo ao celibato clerical.

A Santa Missa foi um pouco mais prolongada do normal e não poderia ser diferente, tendo em vista, que o Padre José Silva fez toda a descrição, da qual vinha observando os comportamentos dos nossos jovens paroquianos. Desta forma, o Padre viu com grandes destaques as boas qualidades do jovem Jarbas, para encaminhá-lo à carreira sacerdotal.

Terminado o cerimonial de envio de Jarbas ao seminário, eis que surge a primeira pedra em sua viagem, foi quando o Padre José Silva anunciou que sua ida à Caetité nesta manhã de segunda-feira dia 9 de março, teria que ser feita por Vitória da Conquista, aumentando a distância aproximadamente em 100 km.

Tudo por conta das chuvas que tem caído nos últimos dias em nossa região e a famosa “ESTRADA DA VERGONHA” como bem disse o poeta Leandro Flores em seu poema, no trecho Condeúba a Caculé não está dando passagem. Isso foi o bastante para que Jarbas fizesse o que muitos já estão fazendo, colocou sua assinatura no abaixo assinado do “MOVIMENTO POPULAR ASFALTO JÁ”! Este movimento popular que teve seu início dentro da Paróquia de Condeúba, reivindica o asfaltamento de 50 km de um trecho da BA. 617  que liga Condeúba a Caculé.

Na sequencia o Padre José Silva deu a benção final e em seguida as filas começaram em volta de Jarbas, todos queriam se despedir dele e desejando-lhe uma ótima e santa missão.

Nós do Jornal Folha de Condeúba desejamos ao nosso amigo e parceiro Jarbas Vinícius, muita sorte e perseverança na sua fé, pois, qualidade e capacidade ele tem de sobra para ser um vigário, pedimos e vamos orar sempre ao nosso pai celestial para que você nosso irmão Jarbas conclua tudo que lhe for proposto nessa longa e santa caminhada, AMÉM!!!

BIOGRAFIA:

Jarbas Vinícius de Jesus Santos, 28 anos, filho de José Novaes Dias Santos e Maris das Dores de Jesus Santos, nasceu em 23 de agosto de 1991, na cidade de Caculé-Bahia, e mora em Condeúba-Bahia, batizado no dia 25 de setembro de 1994.

Desde criança sempre teve contato com a Igreja Católica, principalmente pelo incentivo da avó materna, “Vó Nita”, ela sonhava em ter um presbítero na família, mais nunca impôs aos seus netos, Jarbas e Jairo, tal desejo.

No período da escola e catequese, Jarbas foi apelidado de o “padre” da turma, naquela idade não gostava muito dessa visão e tentava afastar dessa ideia.

Com o devido amadurecimento, Jarbas fez a Primeira Comunhão em dezembro de 2002, Crisma em dezembro de 2005, foi fazendo as suas escolhas e sem perceber foi se envolvendo cada vez mais na caminhada pastoral da Igreja, onde teve sua experiência de Deus, não foi nada sobrenatural ou espetaculoso, a experiência de Deus aconteceu no seu dia a dia, na simplicidade dos compromissos e desafios que Deus lhe apresentava a cada passo, alguns mais dolorosos outros mais desafiadores.

O que foi visto, é que em cada um deles Deus lhe mostrou pessoas que estavam sempre ao seu lado, muitas vezes sem que elas percebessem ou soubessem que o ajudaram a vencer cada um dos desafios, isto ocorreu nas pastorais e movimentos que Jarbas pôde participar ao longo dessa jornada como:

O Grupo de Oração Luz da Fé, o Karatê Águias da Bahia, os Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão, o Teatro, em especial o teatro da Paixão e Morte de Cristo, e a Pastoral dos Coroinhas, este último que veio de surpresa, um verdadeiro presente de Deus, nele já como Ministro da Eucaristia e ao ensinar crianças a cuidar do Altar do Senhor com zelo e amor, com o acompanhamento dos Padres Osvaldino Barbosa e José Silva, foi sentido o ardor no seu peito e essa vontade de experimentar mais e buscar o que Deus ainda quer dele.

Começou a Caminhada Vocacional Diocesana em 2018, onde pode ter momentos de conversas com vários padres, irmãs consagradas e amigos que fez nessa nova jornada. Jarbas pediu ao Padre José Silva para continuar na experiência vocacional onde em 2019 entrou para experiência de o Pré-Propedêutico em Caetité-BA., mais uma etapa de discernimento, conversa e oração. Dentre essas experiencias religiosas, Jarbas trabalhou para conseguir o seu sustento nas empresas “Tita” e Reinaldo em sua Informática e Sr. Ildo e Marcos na Contabilidade Ética, além  dos colegas que la conseguiu.

Hoje depois de tantas experiências, além das que foram citadas aqui, foi dado o seu sim para a caminhada do Propedêutico no Seminário São José. Disse Jarbas “agora numa escolha livre e entrega de vida inteira, cheio de medos e dúvidas, que só o Senhor com seu amor incondicional irá responder, mais estou ciente e convicto da decisão tomada no caminho que Ele me convida hoje a trilar”, completou o cursando Propedêutico Jarbas.

Fotos: Oclides/JFC

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail