O mundo da Poesia está de LUTO!!!

 

Morreu ontem dia 31 de outubro em Salvador a Professora, Escritora e Poetisa Judite Santana Barros aos 60 anos de idade, ela que era natural de Saubara/BA, onde morava. Seu corpo foi transladado de Salvador para sua cidade natal e sepultado no começo da tarde de hoje (1º/11).

Como disse sua irmã Joselina, “Judite Santana Barros ou JB do Recôncavo como gostava de ser chamada, foi uma fiel defensora das causas saubarense. Estava sempre ali disposta se o assunto fosse Saubara. Na crescente consciência de seu lugar de representação construiu seu caminho como quem resiste, como quem desbrava e abre clareiras e vislumbra novos horizontes, foi assim que viveu Judite Barros. Como bem disse Professor Jajá: ‘Uma poetisa, mulher negra e que evitavam ou tentavam evitar que ela falasse. Daí ela foi lá e escreveu…’ A melodia do Amor, Saubara dos Cantos, Contos e Encantos e Mistura poética e histórica de Saubara e do Recôncavo são alguns de seus legados para doce Saubara”, afirmou Joselina Santana Barros.

Quando fui Secretário Municipal de Cultura, tive a grata satisfação de conhecer e receber a visita da Poetisa Judite aqui na nossa Condeúba, cidade que ela tanto amava e respeitava pelo acervo cultural. Judite esteve acompanhada pelo seu primo, o nosso querido Santana. 

Nós do jornal Folha de Condeúba deixamos nossos profundos sentimentos aos queridos familiares da Poetisa Judite, por eles estarem passando essa terrível dor, pela perca irreparável desse ente tão querido! Que o bom Deus a tenha ao seu lado para eternidade. Descanse em paz amiga Judite.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail