O IV Encontro de Reis na Praça Santo Antônio em Condeúba: Foi uma Celebração Cultural e Emoção Contagiante

 

Grupo de Reis feminino de Condeúba “As Pastorinhas”

O vibrante e colorido Encontro de Reis, realizado nesta noite de sexta-feira dia 29 de dezembro de 2023 no Anfiteatro Dom Homero Leite Meira na Praça Santo Antônio em Condeúba, foi um verdadeiro espetáculo de manifestação cultural e tradição. A abertura do evento deu-se às 19h30min., foi marcada pela presença da “Comunidade Quilombola do Tamboril”, um grupo mesclado de homens e mulheres que entoaram cânticos em louvor ao Santo Reis, envolvendo calorosamente todos os presentes.

Na sequência, “As Pastorinhas” trouxeram uma explosão de alegria à sede do evento. Com predominância de mulheres, o grupo encantou e contagiou o público, envolvendo a galera presente com sua participação entusiasmada.

O evento seguiu com a apresentação do grupo “Estrela Guia”, grupo este oriundo da cidade vizinha de Cordeiros, onde predominavam mulheres. Destacando-se, o sanfoneiro que teve uma atuação brilhante, povo alegre encantou o público com sua habilidade musical, oferecendo um verdadeiro espetáculo.

A comunidade do Carranca, composta pela Boa Vista e Jatobá, se destacou pela maestria de seus puxadores de Reis e habilidosos gaiteiros, oferecendo uma performance notável e cativante.

A Comunidade Olho d’Água, representada pelo talentoso Juvenal Pardinho, mestre da viola, e seu parceiro Zé de Luísa, esbanjou talento musical, especialmente dedicado ao sanfoneiro Toninho de Militão que encantou a todos com suas notas musicais respondidas pelos baixo de sua maravilhosa sanfona, um espetáculo à parte.

O encontro prosseguiu com a comunidade mesclada de Olho d’Água e Higino, liderada por Tony de Beca, que ressaltou a atuação especial dos puxadores Milton e Adriano e dos veteranos gaiteiros Manoel e Rosa de Cirilo que proporcionaram momentos inesquecíveis.

A Grande Escola de Reis da Comunidade de Cerquinha, liderada pelos veteranos reiseiros Valdenor e seus companheiros o grande Domiro, brindou o público com um espetáculo repleto de emoção. Destaque especial para o também veterano sanfoneiro “ZÉ de Fél”, que manteve sua ativa participação, emocionando a todos com sua arte singular.

Por sua vez, a tradicional Comunidade das Queimadas deu um grande show, esbanjando talento pelos seus membros, uma Frota de Reis muito bem treinada e organizada pelo seu grande líder Renato, com destaque para os grandes puxadores dos Reis.  

A emocionante apresentação da Comunidade do Mangarito, com os habilidosos puxadores e a marcante melodia da matraca, encantou os presentes, evidenciando a riqueza cultural do evento.

Encerrando em grande estilo e com chave de ouro, a Comunidade do Riacho Seco, liderada por Sivaldo, Egnaldo e Zilmo, presenteou o público com uma performance excepcional. Destaque para o sanfoneiro “Zé Branco”, que mesmo sentado, deu um verdadeiro show, envolvendo a todos com sua música e emoção.

A Praça Santo Antônio de Condeúba esteve repleta de espectadores, testemunhando um verdadeiro espetáculo de cultura, tradição e alegria. O Encontro de Reis proporcionou momentos únicos de celebração e demonstrou a riqueza e diversidade cultural presente no município e na região.

O IV encontro de Reis realizado ontem, foi proporcionado pela Prefeitura Municipal através das Secretarias Municipais de Cultura e de Educação, com apoio publicitário do Jornal Folha de Condeúba. Estiveram prestigiando o evento de ontem, o padre Matheus que foi abençoar o evento, a prefeita de Condeúba Mara Rúbia, o presidente da Câmara Reginaldo Nascimento, os vereadores Maurilio e Weberson e os secretários de Administração Toninho de Filó e de Cultura Marcos Vinícius. O cerimonial foi feito pelo Chefe de Gabinete Paulo Henrique e o som ficou sobre a responsabilidade de Ricardo Moura.  

Veja no vídeo abaixo, a contra-dança da Cerquinha

Fotos: Oclides/JFC

 

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail