Folia de Santo Reis

 

Companhia de Reis da Comunidade de Cerquinha com seu tradicional sanfoneiro o popular “Zé de Fel”

CERQUINHA – Comentário nas redes sociais. “Bom dia meu caro … Parece que a noite anterior, foi a mais bela que vivi na minha vida em termo de reisado, a frota da Cerquinha está demais, nos deixou de queixo caído, foram 4 horas de alto astral, que grande qualidade do conjunto de Reiseiros!!! Como poucas vezes que já vi em toda minha vida, em se tratando de Folia de Reis. Mesmo com o apagão da energia elétrica, eles deram o seu recado, é aquela história, quem sabe faz ao vivo e a luz de vela”, disse.

A frota de Reis da Cerquinha esse ano veio reformulada, moderna e organizada. O sanfoneiro Nilson com a dupla Domiro e Valdenor fizeram uma grande inovação no Reis de Morador que está viralizando nas redes sociais. Eles cantam os versos do Reis e o sanfoneiro responde num estilo musical do fado abrasileirado, fico muito bonito e fácil de acompanhar numa interpretação maiúscula do trio Nilson sanfona, Domiro e Valdenor vozes. 

veja vídeo abaixo

Componentes que participaram esse ano da Frota da Cerquinha, com seus respectivos intrumentos e funções.

Nilson de Preto – Lider e sanfoneiro. Regis – Meia lua e respondedor,. Zé de Fel – Sanfoneiro. Reinaldo – Sanfoneiro, violão tirador de Reis e respondedor. Valdenor cavaquinho e tirador de Reis, respondedor e marcador. Domiro caixa tirador de Reis, respondedor e marcador. Francisco de Alcides tamborim e respondedor. Nildo de Preto triangulo. Nelci de Preto meia lua e respondedor. Antonio de Custódio pandeiro. Zé de Custódio pandeiro. Osmar (Ti Ma) pandeiro e respondedor. Aldo pandeiro e tirador. Egnaldo tirador de Reis. Zilmo Tirador de Reis e respondedor. Zé de Maçon triangulo. Zuíno de Nel porta Bandeira

TAMBORILFrota de Reis feminina da Comunidade Quilombola do Tamboril

 A Comunidade Quilombola do Tamboril este ano fez uma brilhante exibição de Reis na Igreja local, bem como cantou na sua Comunidade visitando as residencias. Com a participação de vozes somente feminina e a liderança da jovem Vânia tocando violão e marcando as contra-danças. Os homens participaram somente tocando os instrumentos. Isto posto, indica que a comunidade está fazendo uma grande e bela inovação, consequentemente mais uma sábia tentativa de não deixar a tradição dos Reis daquela comunidade morrer, uma vez, que ela vem se arrastando já alguns anos, sem fazer a peregrinação no período das folias de Reis, que vai do dia 1º a 6 de janeiro.

OLHO D’ÁGUAA frota de Reis do Olho d’Água que tem como seu principal líder o mestre da viola Juvenal Pardinho só fez duas exibições este ano, uma foi na Capela local Senhor dos Passos e outra num residencia logo após a reza de uma Ladainha.

OLHO D’ÁGUA/HIGINO

A frota de Reis composta por membros das duas comunidades Olho d’Água e Higino este ano também se ateve em apresentar somente nas igrejas das duas comunidades. A Companhia se apresentou com todos os instrumentos e uniformes novos, pois, essa frota foi beneficiada pela Lei Aldir Blanc.

Fotos: Oclides/JFC

Companhia de Reis da Comunidade de Cerquinha

Companhia de Reisda Comunidade Quilombola do Tamboril

Companhia de Reis da Comunidade do Olho d’Água

Companhia de Reis da Comunidade do Olho d’Água e Higino

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail