Covid-19: Butantan poderá ter vacina registrada em outubro

Foto: Nevodka/istock

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse nesta quinta-feira, 6, que é possível ter a vacina Coronavac pronta para registro em outubro. “Poderemos ter [a vacina] a partir agora de outubro. O processo de preparo para a formulação e o envase já se iniciou. Todos os processos de controle de qualidade e validação já se iniciaram. A grande pergunta é se estará registrada e aprovada pelo estudo clínico e poderá ser utilizada. Sou muito otimista.

Acho que um prazo razoável seria janeiro de 2021 dado o desempenho até o presente momento”, afirmou Covas em audiência pública virtual da Câmara dos Deputados realizada para debater o desenvolvimento do imunizante. Covas também comentou sobre os questionamentos sobre a confiabilidade da vacina desenvolvida na China, pelo laboratório Sinovac Biotech.

“A gente tem que lembrar que o nosso telefone Apple é feito na China e são feitos inúmeros outros produtos industriais, inclusive as grandes farmacêuticas todas têm grandes laboratórios e grandes investimentos na China. A China é um país que tem um investimento muito pujante hoje em ciência. É uma ciência que se ombreia com qualquer outro país do mundo e muitas vezes em termos de volume até superior. Não há motivos para descaracterizar ou desconsiderar uma vacina pelo fato dela ter sido desenvolvida inicialmente na China”, afirmou o diretor.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail