Condeúba: Secretaria Municipal de Assistência Social realizou sua “I jornada Social”

 

O corpo administrativo da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem como secretária Marinalda Batista popular (Naná) – Foto Medonho

Foi realizado nesta quinta-feira dia 23 de fevereiro de 2023, a I jornada Social feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu no Centro Cultural Luis Eduardo Magalhães e teve início no período matinal das 8:00 horas com intervalo para o lanche às 10:00 horas e às 12h30min., sairam para o almoço retornando às 14:00 horas e finalizando às 16h30min., com um lanche. 

Na abertura dos trabalhos, a Secretária Naná agradeceu a todos os presentes pela participação e inserção nessa I Jornada Social, pois, todos vocês que atuam no dia a dia nas demandas de cada um dos seus núcleo de trabalho, pode nos assegurar o quão foi dificil chegarmos até este ponto culminante que é a I Jornada Social, cujo tema é: “Refazendo o nosso caminhar no SUAS”.

Estiveram prestigiando a Jornada Social, o prefeito Silvan Baleeiro, os secretários municipais de Finanças Aildo da Administração Antonio Sousa e o Controlador Interno Reinaldo Ribeiro além do vereador Arlindo Cruz. Fizeram uso da palavra pela ordem o secretário Antônio Sousa, o Controlador Interno Reinaldo e por último o prefeito. Todos foram unânimes em exaltar o belíssimo trabalho desenvolvido pela secretária Naná e sua equipe diante da Secretaria de Assistência Social. O prefeito disse: “Mesmo com os cortes nos repasses feitos pelo Governo Federal, o municipio arcou com essa diferença, para não haver interrupção nos atendimentos da Secretaria de Assistência Social”, pontuou Silvan. 

No encontro coletivo de hoje, houve uma excelente palestra da Assistente Social Silvia Maria, que descorreu sobre a história da Assistência Social no Brasil desde seu nascimento ocorrido no Governo de Getúlio Vargas. A Assistência Social no brasileira tem sua origem histórica baseada na caridade, filantropia e na solidariedade religiosa. Até a década de 40, essa corrente perdurou. Em 1947 foi criada a Legião Brasileira de Assistência – FLBA com o objetivo de atender as famílias dos pracinhas combatentes da 2ª Guerra Mundial.

No período da tarde a excelente palestrante foi a Assistente Social Gladys, ela que é a gestora da Secretaria juntamente com Naná. “Gladys falou sobre o planejamento e execução dos projetos, mostrando de onde vem os recursos e onde são gastos detalhadamente. Ela falou das dificuldades enfrentadas na Secretaria para manter os atendimentos de todos os núcleos de forma contínua, quando surge os pedidos das equipes de última hora. Pediu muito a colaboração de todas as coordenações para solicitar qualquer produto com uma certa antecedência, pois, não há condições de atendimentos imediatos, por conta das licitações e fornecedores que via de regra são de fora”, disse Gladys. 

Hoje funcionou no coletivo, amanhã sexta-feira a Jornada continua no CRÁS, porém de forma individual, ou seja, cada segmento terá seu palestrante, assim os funcionários terão mais oportunidades de buscar conhecimentos específicos nas suas respectivas áreas de atuações no dia a dia. Desta feita, com certeza ganham os gestores, funcionários e principalmente os usuários.   

Fotos: Medonho e Oclides/JFC

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail