Artesãos condeubenses se organizando em prol do bem comum para todos
Por Joandina de Carvalho
No domingo passado, dia 22 de janeiro, aconteceu um importante encontro no sítio Cantinho Beija – Flor/ Mandassaia do Alegre. Artesãos e apoiadores da Arte e da Cultura como fonte de renda nessa região do município de Condeúba avaliaram o trabalho que estão realizando. O encontro foi importante também pela possibilidade de sonhar e fazer projetos.
O encontro foi coordenado por Joandina Carvalho, que mora na região, Joelma Prado, presidente da Associação dos Artesãos de Belo Campo e Creuza que entre outras funções é atual coordenadora adjunta do território do Sudoeste Baiano e Conselheira do Conselho Estadual do CEDETER. Creuza participa do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, em Belo Campo.
A experiência de Joelma e Creuza compartilhada conosco trouxe luzes e sonhos para a nossa caminhada, já que no município de Condeúba temos diversos grupos de artesãos mas ainda desarticulados.
Um dos pontos destacados foi o apoio que recebem do governo municipal, Cesol e Sebrae. Marcaram presença no encontro o vereador Maurílio Guilherme e Marcos, secretário de Cultura do Município de Condeúba.
A arte e o artesanato podem ajudar as pessoas e a sociedade se transformarem. A experiência de Jéssica, que também participou do encontro é um exemplo de inclusão através da arte.
Esperamos que esse intercâmbio cultural continue e com um apoio maior da Prefeitura Municipal de Condeúba.
Fotos: Joandina
Que beleza! Faltou o Pe Giuliano Zattarin, ele que era, que foi e que é o maior divulgador da cultura, da arte, do saber e da filosofia que Condeúba ja teve. Mas, parabenizo a iniciativa de Joandina e demais amigas que ora se lançam a este importante trabalho na comunidade. Vá em frente!