Aumento na vazão da Barragem da Pedra causa alagamentos e deixa cidades da região em alerta

A Barragem da Pedra, localizada no município de Jequié, chegou por volta do meio-dia desse domingo (25 de dezembro) a 92,42% do volume útil do reservatório. Em boletim divulgado pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), foi informado que a barragem aumentou a vazão de água para 2.400 metros cúbicos por segundo. A grande quantidade de água dispensada pelas comportas da barragem vem alagando ruas, comércio e casas da população ribeirinha, a exemplo de Jequié.

Em Ipiaú, o nível da água subiu rápido e na manhã de domingo invadiu a rua da Travessa dos Cometas no centro da cidade e obrigou dezenas de famílias a deixarem suas casas. Com apoio de prepostos da prefeitura municipal de Ipiaú, as pessoas atingidas foram levadas para abrigos e casas de familiares.

O nível da água do Rio de Contas deve continuar subindo no restante desse domingo e as autoridades fazem alertas aos moradores ribeirinhos para que deixem suas casas. A água dispensada do reservatório da Barragem de Pedra percorre os municípios de Jequié, Jitaúna, Aiquara, Ipiaú, Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba, Aurelino Leal e se encontra com o oceano no município de Itacaré. (Giro Ipiaú)

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail