PARA REFLETIR: OS VALORES E AS ESCOLHAS

POR: Antônio Santana, professor, escritor e poeta.

PARA REFLETIR:

OS VALORES E AS ESCOLHAS

Ao longo da nossa caminhada de vida humana constantemente estamos fazendo ou buscando as nossas escolhas sejam elas boas ou ruins, ao certo é que temos que escolher algo, alguém ou alguma coisa para tocar em frente a nossa história social, cultural, sentimental, profissional, política e religiosa. No entanto, quem não faz escolhas não sabe o que quer e nem aonde quer chegar, sem saber se posicionar diante de uma decisão importante na vida.
Para responder a essa questão, a filosofia parte da noção de VALOR. Quando temos que decidir entre uma opção e outra, entre duas possibilidades, nós avaliamos, isto é, comparamos os prós e os contras e atribuímos diferentes valores a cada uma delas.
Então, escolhemos aquela que nos parece mais apropriada ás circunstâncias analisadas; ou, dizendo de outra forma, escolhemos aquela que nos parece ter mais valor. Porém, nem sempre é o que acontece no cotidiano da nossa vida dentro de uma sociedade plural cheia de novos conceitos e preconceitos a qual sentimos muitas dificuldades de entendimento e de tomada de decisão.
Vale ressaltar que, muitas vezes tomamos decisões precipitadas por influências de outras pessoas que nem sempre fazem parte do nosso convívio familiar, ou seja, não levamos em consideração a análise, a escuta e nem a compreensão do que venha a ser o valor, conforme demanda a filosofia na sua orientação.
Nesse sentido, podemos observar que temos um longo caminho a se percorrer antes mesmo de fazer e executar qualquer ESCOLHA, porque certamente terá impacto positivo ou negativo na minha, na sua, enfim, nas nossas vidas. Por isso, escolher bem e consciente, poderá contribuir para pensar uma sociedade melhor e um pouco mais justa para se viver no Brasil. Quando resolvemos fazermos escolhas sem critérios, acabamos por pagar um preço muito alto e que muitas vezes leva um tempo para que possamos corrigir os nossos erros por falta de humildade, dando espaço para o orgulho ou o capricho pessoal.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail