Da ‘farra’ à ‘safadeza’: Câmara de Brumado recupera prestígio após polêmicas no início da legislatura

Plenário da Câmara – Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ano começou com os holofotes voltados para a Câmara de Vereadores de Brumado. As polêmicas envolvendo o legislativo começaram pelo presidente da casa, que teve um áudio postado em um grupo restrito de parlamentares vazado. No áudio, José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas, incentiva os colegas a promoverem farras com os primeiros salários (veja aqui)

Depois, veio a portaria que reduziu o tempo de jornada diária de trabalho dos servidores com sistema de rodízio. O tempo de serviço dos servidores sairia de 40 horas semanais para 40 horas mensais (veja aqui)

No entanto, após a medida repercutir negativamente, o presidente revogou a portaria e manteve o horário original de atendimentos. Até então, a gestão da presidência era considerada confusa, mas, após a última sessão em que foi rejeitada a maioria dos projetos do executivo, passou a ser classificada como “desastrosa”. Com o presidente perdido na condução dos trabalhos, a sessão foi tumultuada. Um dos parlamentares presentes chegou a intitular os colegas de ‘safados’ (veja aqui).

Da ‘farra dos salários’ à ‘safadeza’, a casa começa quente o seu quadriênio legislativo. Mas existe algo de positivo diante de todas as polêmicas, um suspiro de alento para a comunidade e um recado ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). O legislativo aprendeu a tomar as suas próprias decisões sem a interferência do executivo. Os vereadores disseram não à imposição do prefeito quanto aos projetos encaminhados à casa, de que os mesmos devem chegar com tempo hábil para apreciação, sem pressão para serem aprovados (veja aqui)

A casa recuperou um pouco de sua dignidade com a coragem de três aliados do governo em dizer não às propostas do gestor municipal. Em meio a incertezas e polêmicas, os brumadenses voltaram a depositar confiança em seus eleitos legisladores.

acheisudoeste

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail