Condeúba: Paróquia de Santo Antonio Celebra festa em louvor a Nossa Senhora Aparecida
Por Antonio Santana
Professor e Poeta
Aconteceu de 03 a 12 de outubro de 2016, iniciando as noites do novenário das 19:00h às 19:00h 30min, com a tradicional reza do terço, uns dos principais instrumentos religioso da devoção da fé católica dos cristãos fieis. Com o tema central:
“O ROSTO MISERICORDIOSO DE MARIA”, realizada na Paróquia de Santo Antônio de Pádua, em Condeúba – Diocese de Caetité – Bahia, deu seguimento ao novenário da Festa em Louvor a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.
As nove noites contou com uma programação bastante dinamizada pela Comissão da Festa sob a orientação do Pe. Osvaldino Alves Barbosa, que celebrou conosco, bem como participaram de momentos celebrativos diversos padres da Diocese de Caetité, e em especial, do nosso Zonal-I que compreendem as Paróquias de Condeúba, Cordeiros, Piripá e Tremedal.
Para este ano, as festeiras apresentaram novidades na programação da festa como: homenagens e bênçãos aos idosos, aos vários grupos, pastorais e movimentos que compõem a nossa Paróquia, aos funcionários públicos federais, estaduais e municipais, dentre outros segmentos da sociedade condeubense.
Houve a participação de centenas de pessoas da Zona Rural e da cidade, dentre fieis, devotos de Nossa Senhora, admiradores, curiosos, visitantes que muito contribuíram com a sua presença nas celebrações eucarísticas, nas quermesses com animação musical e como sempre na última noite da novena o tradicional leilão, animado por Custódinho mil e quinhentos e banda.
Outra novidade que também aconteceu este ano foi à passeata de veículos automotores e ciclistas, que iniciou às 18:00h na Praça Bom Jesus, recebendo as bênçãos na Gruta de Nossa Senhora Aparecida, em Condeúba. Finalmente, o dia solene da festa, 12 de outubro de 2016, com o tema:
“CAMINHANDO COM MARIA, NO CAMINHO DE JESUS”! Seguindo a programação às 05:00h da manhã com alvorada festiva com queima de fogos; às 10:00h, início da cavalgada que teve como coordenador Rodinei da Rocha Lima, saindo do Bairro Bom Jesus com um carro de som na frente e uma charrete puxada por um jumentinho, em cima estava às festeiras Ana Carvalho e Poliana carregando a imagem da Santa, em direção a Gruta de Nossa Senhora Aparecida, ao meio dia a benção com o repicar dos sinos e a tradicional queima de fogos.
Pontualmente às 17:00h, no Espaço da Gruta de Nossa Senhora Aparecida, Missa solene celebrada pelo Padre Osvaldino Barbosa, que não poupou elogios e agradecimentos às festeiras Ana Carvalho e Poliana, além de outros pela magnífica organização de todos os eventos.
Na sequencia, Procissão saindo pelas Av. Brasilia e Rua Goiás retornando a Gruta de Nossa Senhora Aparecida, mais de 2 mil pessoas participaram da missa, onde o Padre Osvaldino deu a benção final e para encerrar, aconteceu uma grande queima de fogos de artifícios.
Comentários