Condeúba: Completa hoje dia 14 de maio de 2020, 159 anos de emancipação política com muito vigor “apesar dos pesares”

 

 

Parabéns Condeúba pelos 159 anos

Foto aérea da Paróquia de Santo Antônio e arredores

Nesta quinta-feira dia 14 de maio de 2020, Condeúba completa 159 anos de emancipação política com muito vigor “apesar dos pesares”, (Tempo de pandemia). “Condeúba seu povo e sua História”, como bem disse o professor Agnério Evangelista dando este nome ao seu livro. Pois bem, tudo começou pelo seu povo que na sua maioria absoluta é trabalhador, responsável, pacífico e ordeiro (ressalta-se apenas as pequenas exceções, que puxam a corda do lado oposto), predicados esses de um povo, sem os quais nada consegue ir adiante e muito menos atingir o progresso.

Condeúba está situada na caatinga nordestina, judiada pelas grandes secas que sempre tem assolado a região nas últimas décadas, mas mesmo assim, é um pedaço de chão abençoado por Deus. Condeúba cidade mãe, ela é uma liderança no seu polo da micro-região sudoeste do Estado da Bahia, tendo em vista, ser a mais antiga dentre as outras e por isso, sua grande e riquíssima história tem sido contada das mais diferentes visões dos autores.

Mas se não bastasse isso, Condeúba por si só, tem a vocação de ser uma cidade progressista pelos seus contornos de um comercio forte, um parque industrial que se aflora com muitos pontos positivos, e o setor de serviços tem feito a diferença, apesar da pandemia do coronavírus em que passamos no atual momento. Em fim, tudo isso tem exigido muito dos seus últimos gestores públicos e vai exigir muito mais dos futuros  gestores.

Com muito orgulho apresento hoje em primeira mão, à toda comunidade condeubense e região, um pouco da história do município de Condeúba através de um artigo de minha autoria publicado em 14 de maio de 2018, que serviu como tema para este jornalista escrever o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, na minha Pós-Graduação em jornalismo pela FAVENI, que foi iniciado em 2018 e concretizado no inicio de 2020, conforme segue acessando aqui

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail