Beijo pode transmitir vírus que causa infertilidade

Cientistas italianos acreditam que a infertilidade pode ser transmitida pelo beijo. Segundo um estudo publicado recentemente no periódico científico PLoS One, um vírus possivelmente transmitido pela saliva pode ser a explicação para a infertilidade sem causa diagnosticada de muitas mulheres.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de Ferrara, na Itália, examinaram o útero de 66 mulheres – 30 com infertilidade primária – que nunca tiveram um filho – sem causa definida e 36 férteis. Em 43% das pacientes inférteis, os cientistas encontraram a presença do vírus HHV-6ª, um subtipo de herpes humana.

O mesmo não foi encontrado em nenhuma mulher com fertilidade normal. Em tese, o vírus se esconde no revestimento do útero e afeta proteínas que ajudam a preparar o corpo para a gravidez. Todas as participantes infectadas com o HHV-6A também apresentavam níveis anormais de proteínas que desempenham um papel importante na fertilização dos óvulos e no desenvolvimento fetal.

As mulheres também tinham níveis elevados de estradiol, hormônio que é alterado durante o ciclo menstrual e pode desencadear uma infecção por HHV-6A. Apesar dos resultados, os autores afirmam que ainda são necessárias mais pesquisas para determinar se um tratamento antiviral poderia ser efetivo contra essa infecção intrauterina.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail