EMBASA ASSUME CANTEIRO DE OBRAS EM JACARACI (BA)
Por Thiago Braga
Há mais ou menos 1 (um) mês, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento, iniciou a recuperação do sistema de esgoto no perímetro urbano de Jacaraci. A proposta é canalizar parte do esgotamento sanitário em “bocas de lobo”, usando manilhas de cimento, concreto armado e buracos de grande fundura para aterro dos canos. A área isolada por cones e faixa de segurança ocupa 80 metros da estrada vicinal próxima ao Riacho da Água Boa. Sem desvios e/ou interdição da rodovia no trecho “pé de serra”. Tráfego normal de veículos nas mãos de “ida e volta”.
O vai e vem de carros, (tratores e caçambas), dura o dia todo sem, contudo, interromper o trânsito da via. Número reduzido de operários trabalhando no local, devido o “aperto” entre o acostamento e o barranco cheio de pedras. A dita obra, esperada durante anos pelos munícipes, ganha corpo e forma, com data de término para este semestre.
O projeto, por certo, irá trazer novo quadro para a cidade, quando servida pela atividade extra – sanitária evitando, assim, o risco de entupimento das calhas. Qual a chave do problema? Criar, como está sendo criado, o mapeamento da região afetada pelo odor a fim de mudar essa realidade, seguindo três etapas: limpeza, apuração e destino certo: lixo hospitalar, dejetos, resto de comida, objetos estranhos, etc.
Comentários