Condeúba/Dist. Alegre: Reunião na Associação de Pequenos Agricultores do Alegre, uma riqueza de cultura

Por Oclides da Silveira

Sede da Associção do Alegre

Foi realizada mais uma Reunião Ordinária na APAA – Associação de Pequenos Agricultores do Alegre neste dia de domingo 19 de agosto de 2018. Inicialmente o Presidente Ozorino pediu aos associados para ficarem de pé e professaram a oração do Pai Nosso com uma Ave Maria. Na sequencia Ozorino transmitiu aos associados que os dois tratores da Associação estão a disposição dos sócios.

Freezer com a polpa de frutas retirada na própria Associação

“Ozorino disse ainda que a Associação foi contemplada com um edital do Governo do Estado e ganhamos a preferencia para montar uma industria de despolpamento de frutas, para construir e montar a industria receberemos a importância de R$ 158.000,00 (cento e cinquenta e oito mil reais). Já temos a iniciativa deste projeto desde 2002, porém de forma doméstica, agora vamos fazer de forma industrializada para servir uma grande quantidade, principalmente para as prefeituras que por sua vez destinam-se as escolas.

As frutas a ser despolpadas são: Jaca, manga, acerola, caju umbu, Laranja, limão, Jaboticaba, maracujá, graviola entre outros”, concluiu o Presidente Ozorino.

Ao lado da sede da Associação há um salão que está destinado a receber os artesãos locais, onde eles trabalham com a cunicultora do algodão desde o escaroçamento até o produto final que é a produção dos tapetes.

A Sra. Otacília Maria de Freitas batendo algodão depois de escaroçado

Ao lado da sede da Associação do Alegre há um salão que está destinado a receber os artesãos locais, onde eles trabalham com a cunicultora do algodão desde o escaroçamento, bate depois fia na roda manual produzindo a linha para a confecção dos tapetes domésticos. Um processo lindo e maravilhoso digno de muitas manchetes pelo mundo. É assim que se mostra o talento desse povo, simples e de uma inteligência refinada, parabenizamos a APAA – Associação dos Pequenos Agricultores do Alegre pela iniciativa e também aos artesãos locais que dispensam qualquer comentário.

Por último o Presidente Ozorino nos concedeu um espaço para falarmos de nosso livro “Governo popular para todos”. ‘O povo em busca do bem comum’, o que fizemos em rápidas pinceladas e segundo alguns comentários de sócios presentes, a oportunidade de apresentar esse projeto é agora, para que a população tome conhecimento do mesmo e procure botar em prática formando opiniões.

A esquerda o sócio Renato, vereador José Reis e Ozorino Presidente da Associação, nos mostrando a cozinha industrial, onde tira a polpa das frutas

O atuante vereador José Ribeiro Reis que é residente no Distrito do Alegre e sócio da entidade, fazendo uso da palavra, “disse que foi muito bom a nossa presença naquela reunião, destacou que pelo menos 80% por cento do que está propondo o nosso livro ele concorda, destacou os trabalhos da associação e concordou que a Associação é também dos demais moradores, por isso, a necessidade de todos se unirem à Associação”, finalizou o destacado vereador José Reis.

Para encerrar a professora Joandina Maria de Carvalho que é da localidade e colaboradora dos trabalhos da Associação, “fez uso da palavra nos agradeceu pela visita e transmitiu aos associados que o SEBRE está pronto a dar um curso aos sócios, aqueles que se interessar pode nos procurar ou a direção da Associação”, falou Joandina.

JFC

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail