Livro conta história de Condeúba será lançado terça-feira em Itabuna

Por Andressa Ribeiro

Quando abre o livro “Mergulho no passado: “O nicho de poder” na Vila de Santo Antonio da Barra – Condeúba” de autoria de João Cordeiro de Andrade, o leitor inicia uma viagem que lhe permitirá ir além dos acontecimentos de 1908 e, quem sabe anterior a Vila de Santo Antonio da Barra. O lançamento pela editora Via Litterarum, será às 19 horas do dia 24, na Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), situada na Praça Laura Conceição em Itabuna.

De acordo com autor trata-se de “um livro de reminiscências e memória para os momentos de seu deleite intelectual. Não foi escrito com o cunho de um mestre e nem tão pouco pela caneta de um famoso escritor, não foi organizado como uma erudita tese de um doutor em História. Porém, em um estilo simples e despretensioso de quem percorreu contemplando e tirando algumas inferências com o objetivo de compartilhar com os amigos e familiares às emoções experimentadas e as lições absorvidas nessa jornada pelas terras do Alto Sertão baiano, por onde transitaram padres missionários, entradas e bandeiras, sertanistas, tropas e tropeiros nos vastos sertões do território brasileiro”.

O escritor João Cordeiro diante do memorial da Coluna Prestes em Condeúba

Através de uma narração verdadeira e dinâmica de tudo que o autor pode compreender ao perambular nas ricas em historicidade, onde se desenvolveram as mais fascinantes ações da história do sudoeste da Bahia. João Cordeiro foi além de suas possibilidades na pesquisa sobre a cidade de Condeúba. Mergulhou em um passado de quase três séculos de história, “proporcionando-lhe ocasiões de enlevo intelectual,” como ele define.

“Jamais tive qualquer pretensão de realizar nessa obra um trabalho cabal, pois se tratando de uma região repleta de informações históricas que eu as desconhecia, preferi centrar-me na área política das Câmaras Municipais.”

Sobre o autor

João Cordeiro de Andrade nasceu em Salinas /M.G. no início dos anos 50 e com trinta e sete dias de nascido chegou a Itabuna/ BA, onde permanece. Graduado em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, se tornou historiador e historiógrafo com experiência em pesquisas na área de História, com ênfase em algumas especificidades; Arquivologia, Biblioteconomia, História Local/Regional e, também, nas narrativas Hebraicas e Ibéricas.

Exerceu as funções de orientador de pesquisas no Centro de Documentação e Memória Regional – CEDOC/UESC, como também, de alguns alunos de faculdades existentes em Ilhéus e Itabuna e em outras regiões brasileiras. Em parceria com a Professora e Drª Janete Ruiz de Macêdo, promoveu organização de eventos alusivos à História Regional e local, tendo como suporte o CEDOC/ UESC.

Tem publicados os livros – Linhagens das Famílias Sousa e Cordeiro da Silva – Impress: 1992; Missões Capuchinhas na Comarca de São Jorge dos Ilhéus (1816 – 1875) In Caderno do CEDOC: Editus, 2005. Livros organizados: De Tabocas a Itabuna: Um Estudo Histórico e Geográfico – 1º e 2º ed. Editus,2018; Ensaios Históricos de Itabuna: O Jequitibá da Taboca: 1849 – 1960, Editus, 2º edição atualizada, revisada e ampliada em 2016 – Editus.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail