Falecimento do Querido Cavalo Brioso Deixa Saudade na Comunidade Olho d’Água

O garotinho Jorge Gustavo filho do Sr. Jovecilo amontado em Brioso, na procissão de Domingo de Ramos 

 

A celebração de Domingo de Ramos, realizada na Comunidade de Olho d’Água no dia 2 de abril de 2023, começou no campo e seguiu em procissão, rumo à Capela de Senhor dos Passos, o garotinho Jorge Gustavo filho do Sr. Jovecilo e Sra. Neusa da Fazenda Canabrava, amontado no cavalo “Brioso”, simbolizando Jesus ao entrar de forma triunfal em Jerusalém num jumentinho.

Sinônimo de brioso: Diz-se do cavalo garboso, fogoso, vaidoso, orgulhoso 

Morreu na Comunidade de Olho d’Água o cavalo Brioso, ele era de propriedade do Sr. Elpídio Benigno da Silveira, que adquiriu este animal com aproximadamente um ano de idade, vindo do criatório do Sr. Eleon. Brioso foi domado pelo próprio dono, que sempre o teve como seu principal meio de transporte na zona rural e também quando mais novo, foi usado para tombar terra e puxava charrete. Em toda sua história de vida, não há um único registro que Brioso tenha cometido algum incidente contra quem dele fazia uso.

Na manhã desta terça-feira dia 20 de fevereiro de 2024, a Comunidade Olho d’Água se despediu de um ilustre membro o cavalo Brioso, que se encontrava desaparecido há 15 dias. Mesmo sem raça específica, Brioso conquistou corações ao longo de mais de três décadas, tornando-se o xodó não apenas das crianças, mas de todos os visitantes.

Com sua personalidade fogosa, vaidosa e orgulhosa, Brioso era mais do que um simples cavalo pangaré. Ele se destacava por sua garbosidade, tornando-se o preferido da garotada e de seus pais. Ao chegar à comunidade, a primeira pergunta das crianças era invariavelmente: “Onde está o Brioso? Queremos dar uma volta no brilhoso.”

Durante aproximadamente seus 30 anos de vida, Brioso serviu com dignidade, orgulho e charme. Sua mansidão total permitiu que conduzisse centenas de crianças em passeios sobre suas costas, sempre com paciência e tranquilidade. Nos domingos de Ramos, sua presença era marcante, participando da procissão com uma criança montada, relembrando a tradição Cristã revivida na comunidade.

Um momento especial ficará na memória de todos. Na última procissão, em 2023, o garotinho Jorge Gustavo da Fazenda Canabrava montou em Brioso, liderando a assembleia até a porta da Igreja Capela Senhor dos Passos. Este evento ilustra a importância do cavalo para a comunidade, marcando um capítulo significativo em sua história.

Hoje, lamentamos informar que Brioso faleceu, a causa morte foi natural, encerrando assim, um ciclo por volta de 30 anos de bons e relevantes serviços prestados ao povo de formas inesquecíveis. Sua ausência deixa saudade, mas suas lembranças vivas permanecerão nos corações daqueles que tiveram a sorte de conhecê-lo.

Fotos: Oclides/JFC

Controlando a baliza Erotides então presidente da Associação ATRACANA e os sócios Valmir (já falecido), controlando o arado, Edson cuidando da irrigação e Juari na guia puxando Brioso, na oportunidade estava sendo feito o preparo da terra para a primeira plantação de mandioca na área denominada CATI e pertencia a ATRACANA. O ano foi em 2006.
Oclides da Silveira em visita, na época residia em São José do Rio Preto/SP.
A esq. Deraldino Silveira (já falecido), Cleyton Silveira, Romário Silveira (já falecido), Juari e José Silveira amontado em Brioso (já falecido).
A garotinha Daniele reside em Osasco/SP., seus pais Lídio e Flavia
A garotinha Luana de Ibirité/MG., seus pais Afonso e Elicia, sendo guiada pelo dono de Brioso Sr. Elpídio Benigno da Silveira

 

A garotinha Larissa residente em Valinhos/SP., seus pais Edicarlos e Erenice
O garotinho Cauã, hoje ele está com 15 anos, reside em Ibirité/MG, sua mãe Lilian
A galerinha da esq. Danilo, Diemerson, Leiliane, Josiane e Luana
A garotinha Luana, hoje ela está com 22 anos, reside em Ibirité/MG, seus pais Afonso e Elicia
O garoto Thiago da Comunidade de Olho d’Água filho de Fabinho e Eliana
Cleyton Silveira demonstrando a mansidão e serenidade de Brioso
A garotinha Lorena de Condeúba, seus pais juari e Léia

O garotinho Adrian de Condeúba – filho de José de Fernando e Rosita, (Adrian ainda muito pequeno chamava o cavalo de brilhoso, em vez de Brioso). Disse a sua mãe com surpresa, “não acredito que aquele cavalo morreu! não deve ser verdade”.

A garotinha Lorena de Condeúba, amontada em Brioso no colo do seu pai Juari
O ainda garotinho Brayan acariciando a crina de Brioso e carregando na garupa o seu avô paterno Jailde
O garotinho Brayan chegando ao final do passeio, ao lado do seu avô Jalde fazendo positivo para a foto 
Tito Silveira de São José do Rio Preto/SP, em visita andou amontado em Brioso
O ainda bebê Enzo Gabriel (ele se intitula como ENZÃO) de Condeúba, seus pais Roberto e Lia
O garotinho Joaquim de São José do Rio Preto/SP, veio conferir o estado de saúde de Brioso, junto ao seu tio Elpídio, que é o  dono do cavalo.
O jovem Cleyton Silveira que desde criancinha amontava em Brioso, desta feita, participando de uma cavalgada.
Levi Silveira de São José do Rio Preto/SP. Também andou em Brioso depois de adulto
Emilly que tinha 4 anos, hoje ela está com 17, seu irmão Vinicius tinha 11 anos e hoje ele está com 24, ambos residem em São Paulo, seus pais Hermes e Zildi
Zildi reside em São Paulo, mas todas as vezes que veio aqui, fez um passeio amontada em Brioso
O garotinho Brayan de Condeúba, amontado em Brioso sendo puxado pelo seu tio Elpídio que é o dono do cavalo, e seu priminho Emanoel que reside em Olímpia/SP., ajudando a puxar o animal. 

Nota:- A relação das crianças e adultos que andaram no cavalo Brioso, passa de uma centena, mas nem todos tiram fotos ou gravaram vídeos, nós publicamos apenas aqueles que nos mandaram fotos.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail