Comunidade Quilombola do Tamboril comemorou o dia da Consciência Negra

 

Momento da entrada das mulheres cantando roda, entrou ao palco

Nesta segunda-feira dia 20 de novembro de 2023, foi realizado mais uma festividade da Consciência Negra na Comunidade Quilombola do Tamboril. Com início às 16:00 horas, o garotinho Ítalo Pereira fez a abertura com a leitura de palavras de ordem sobre o negro e o branco, concluído como absurda a questão racial vivida no mundo atual.

Na sequência o garoginho Ítalo pediu que todos ficassem de pé e dessem as mãos e professaram a oração universal do Pai Nosso, em seguida foram executados os Hinos do Brasil e de Condeúba.

Assumindo o comando o Chefe do Cerimonial professor Waldenor, anunciou a primeira atração que foi a exibição de uma peça teatral retratando desde o nascimento até a morte de Zumbi dos Palmares, a qual foi representada por moradores da própria comunidade, a coordenação foi da professora Regiane David.

Pela ordem, a escola Dário Lima da sede chefiada pela sua diretora Suzana, apresentou através de seus alunos, uma dança que versa sobre os negros.

Em seguida, a escola Antônio Terêncio do Distrito de Alegre, através do seu diretor Vandercleito e coordenada pelo professor Helio, apresentou uma dança com seus alunos entitulada de Pérola Negra.

Maculelê: Por sua vez, é uma dança vibrante que celebra a história e a cultura afro-brasileira, foi coordenada pela professora Nizete da escola Antônio Terencio. Teve ainda a dança cultura afro brasileira que foi representada pelas meninas da comunidade.

A Capoeira este ano foi apresentada pelo mestre Joãozinho de Mortugaba, que teve uma atração especial, um garotinho para-pilégico que jogou capoeira junto aos demais alunos e professores, mostrando um momento de superação muito bonito, parabéns ao Mestre Joãozinho pelo grande Projeto Social de desenvolve.

Encerrando essas atrações de danças, foi a vez da Sra. Regina que coordenou o grupo de mulheres que brilhantemente fizeram a dança de roda ou da garrafa, usando ainda um pote de barro na cabeça, elas entraram cantando e logo a seguir encantando o público, foi um momento de grande animação para todos que alí estiveram participando da grande festa da Consciência Negra celebrada este ano com muito glamur.

A Secretária de Assistência Social Sra. Marinalda Batista “Naná”, fazendo uso do microfone

Houve uma pausa para o lanche e o professor Valdenor convidou a Secretária de Assistência Social Sra. Marinalda Batista ‘Naná” para fazer uso do microfone, “Naná saudou o presidente da Associação Luciano e toda sua equipe que não mediram esforços para que essa bonita festa acontecer. ressaltou a importância desta festa da Consciência Negra, ela disse que dá todo apoio necessário para que essa festa seja realizada todos os anos. A celebração desta festa vem fortalecer a cultura negra e cada vez mais fugir desse descabido preconceito racial que infelizmente ainda há pelo nosso Brasil, temos que combatê-lo veementemente”, concluiu Naná.

Veja o vídeo abaixo da Frota de Reis do Tamboril.

Fotos: Oclides/JFC

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail