Brasil prepara diretrizes para diagnóstico precoce de câncer
Tipo de câncer mais incidente entre as mulheres, câncer de mama ainda passa por longos processos para diagnóstico e tratamento
O câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres no Brasil. Para este ano, estima-se que o câncer de mama chegue a 73.610 novos casos, de acordo com estudo anual divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Em pessoas com alto risco de desenvolver a condição, os riscos são ainda ampliados devido à falta de diretrizes para identificação e tratamento precoce desses casos no SUS.
Mulheres com idade entre 50 e 69 anos precisam ter um monitoramento minucioso, de preferência a cada dois anos, o que não exclui a realização do exame de mamografia em outras idades e frequências, conforme orientação médica.
Portanto, é importante que cada pessoa tenha uma percepção do câncer e de suas vertentes, olhe, palpe e sinta suas as mamas, conheça as alterações suspeitas, principalmente em caso de elevada predisposição hereditária e outros fatores de risco como radioterapia antes dos 36 anos de idade, de acordo com o INCA.
Comentários