Benefícios em Pauta: Lula Anuncia 2 Novas Medidas no INSS – Veja Agora!
Confira agora como vai funcionar o aumento nos benefícios do INSS. Intuito é acabar com prejuízos causados pela Reforma da Previdência. Saiba mais aqui!
Pensão por morte- como funciona o benefício
O grau 1 são os dependentes diretos, como filhos e cônjuges. O grau 2 são os pais e o grau 3 são os irmãos. Mas, nos graus 2 e 3, é preciso comprovar a dependência financeira e só recebe se não houver dependentes nos grupos anteriores.
Como calcula a pensão por morte do INSS após a Reforma
Antes da reforma aprovada em 2019, a pensão poderia ter até valor integral. Agora, o cálculo é feito da seguinte forma:
- O pensionista recebe um valor correspondente a 50% da aposentadoria do falecido(a) — ou do benefício a que ele(a) teria direito se ainda não fosse aposentado(a);
- A este piso, é acrescentada uma parcela de 10% por dependente, até o limite de 100%;
- Portanto, uma viúva ou viúvo sem filhos recebe 60%;
- Se a família for uma viúva mais dois filhos, o total recebido será de 80% (50%+10% para a viúva, acrescidos de 10% por cada filho).
Sendo assim, com esse novo cálculo, o benefício pode até ser menor de um salário mínimo.
O Presidente Lula anunciou que quer fazer uma mudança no cálculo da pensão por morte do INSS para gerar um aumento no benefício. Ao invés de 50% do valor, a proposta é pagar 70% ou 80% na pensão, mais 10% por dependente.
Aposentadoria por invalidez do INSS
Algumas doenças ou até um acidente (de trabalho ou não) pode impossibilitar uma pessoa de trabalhar. Para essas situações, existe a aposentadoria por invalidez do INSS, também chamada de aposentadoria por incapacidade permanente.
Qual o valor da aposentadoria por invalidez após a Reforma?
Agora, o valor corresponde a 60% da média dos salários de contribuição, mais 2% se excederem os 20 anos de contribuição para homens e 15% para as mulheres. Ou seja, acaba sendo uma grande perda para os trabalhadores.
Aumento no benefício do INSS
Lula também pretende aumentar os valores para quem recebe a aposentadoria por invalidez. Ao invés de receber apenas 60% sobre o valor contribuído, os beneficiários passarão a receber o valor integral.
Ambos os aumentos são muito importantes, pois essas pessoas vem de uma situação de injustiça ocasionada pela Reforma da Previdência. Mas, para que não fique apenas na promessa, é importante fazer a cobrança para que possa ocorrer o aumento no benefício do INSS, tanto para a pensão quanto para a aposentadoria por invalidez.
Comentários