Primeira Roda de Poesia do Movimento (ao Cultivismo) Café com Poemas

Por Leandro FloresFoi a Primeira Roda de Poesia do Movimento (ao Cultivismo) Café com Poemas

O local não poderia ser em outro Lugar. VERMELHO – Restaurante e Café, um local agradável cheio de encantos, com uma vista esplêndida da BAÍA DE TODOS OS SANTOS, localizado no Edifício Castro Alves. Aliás, o “poeta dos escravos” serviu de inspiração para todo esse contexto poético…

Voltamos ao início da roda que também é (ou pode ser) o fim ou vice-versa para explicar sobre a proposta. É um projeto do Movimento (ao Cultivismo) Café com Poemas, em parceria com o Vermelho – Restaurante e Café, de Ana Moreira e pretendem disponibilizar um espaço onde livros, poesias e poetas sejam o centro dessa mistura, desse movimento.

O OBJETIVO É VALORIZAR O POETA VIVO (mesmo os que já não estejam entre nós porque a roda gira, mas os poetas permanecem, ainda que em um movimento de Café e poesia, numa tarde de sábado, na rua Carlos Gomes – outro ícone da cultura nacional – que também inspira.

Nesse primeiro encontro foram homenageados (com certificados e premiações, concedidos pela Ordem Federativa de Honrarias ao Mérito), alguns poetas e articuladores culturais de Salvador, Condeúba e Cordeiros. Dentre eles estão, Ana Moreira, Moça, Adelina, Clarrissa e Maria Luísa Macieira, Edgar Velame, Cristiano Souza, Mariana, Helen, Angela, Manoel e Edson Silveira, além de mim, Leandro Flores e outros que chegaram depois.

Foi uma tarde gostosa, com bate-papos, recitais, vinho e comidas baianas…
Bem próximo dali, em uma de suas praças, Castro Alves bem dizia a poesia. Lembrei-me de um verso: “Bendito o que semeia. Livros à mão cheia. E manda o povo pensar”.
A promessa é que os encontros sejam frequentes, a cada dois meses. Esse deixou saudades, no próximo, haverá muito mais emoção.

Leandro Flores – Cultivador da poesia e jornalista

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail