Condeúba: Sessão da Câmara esteve bastante agitada

Por Oclides da Silveira

chave 2
Teve um bom numero de munícipes prestigiando a Sessão da Câmara

A Sessão da Câmara de hoje dia 23 de novembro de 2017, foi bastante acalorada, não só pelo calor da temperatura natural, mas, pela geração de perspectiva que se criou durante a semana, membros da administração alegando aos funcionários que ainda não fizeram os pagamentos deles por conta que a Câmara ainda não ter aprovado o projeto de suplementação PL nº 031/2017. Ocorre que essa suplementação de verba que foi aprovado hoje, será usado esse dinheiro para a Prefeitura pagar os meses de novembro e dezembro, por tanto cai por terra essa possível alegação da administração que esse dinheiro será para acertar débitos dos meses anteriores que se encontram atrasados.

Projeto de Lei nº 031/2017 do Executivo pedindo 17% de suplementação de verbas, houve um acordo entre os vereadores, e acharam por bem liberar para o Prefeito 15%, no decorrer dos debates surgiram muitos questionamentos em torno do processo, mas por final os vereadores aceitaram o rito de tramitação do PL com regime de urgência, buscando zelar e atender em primeiro lugar o interesse do povo.

chave 11
Vereador José Reis – PCdoB

Grande Expediente                                                                                                                                         José Reis PCdoB no uso da tribuna “se lamentou pelo que os populares lhe cobrou durante a semana, que estavam sem receber da Prefeitura por conta dos vereadores que ainda não tinha  votado o Projeto, que lamentável Sr. Prefeito! Tudo que o Senhor mandou para essa Casa de Leis foi aprovado até antes do tempo, pois todos foram tramitados em regime de urgência”, concluiu o vereador.

chave 12
Vereador Reginaldo – PSB

Reginaldo Nascimento PSB “disse que repudiava  e estava indignado com essa questão do povo ter questionado a ele que precisava receber da Prefeitura. Ora! A Câmara não deve nada para a Prefeitura. Os Projetos que o Prefeito mandou pra esta Câmara, todos foram votados e aprovados em tempo correto sem nenhuma demora a ponto de prejudicar os funcionários ou fornecedores.  Reginaldo questionou também a situação do Loteamento do Campo de aviação, cadê o dinheiro que arrecadou com as vendas dos lote que até hoje não foi feito nenhuma melhoria no local”, concluída as lamentações do vereador Reginaldo.

chave 8
Vereador Carlito – PP

Carlito José Pereira PP “disse da tristeza de ter recebido a notícia da estadia aqui da Policia Federal no município para apurar possíveis desvio de dinheiro público, mas vamos aguardar as investigações. O Prefeito tem que parar de escalar seus auxiliares e discípulos para vir à Câmara pressionar os vereadores para votar os Projetos de suplementação de verba, alegando que estava sem autorização da Câmara para poder pagar, isso é uma mentira deslavada, pois tudo que o Prefeito mandou para a Câmara foi votado e aprovado por unanimidade. O vereador Fabiano está propondo a abertura de uma CPI para apurar os erros no setor dos transportes escolares. Se precisar vamos abrir uma CPI para cada seguimento da administração”, finalizou Carlito.

chave 6
Vereador Maurilo Guilherme – PT

Maurilo Guilherme PT inicialmente saudou o Presidente do PCdoB Zé de Fernando e também ao Dr. Raimundo Presidente do Consegue, ao Poeta e professor Santana pelo belo artigo escrito sobre a passagem da semana que se comemora a Consciência Negra e publicado na Folha de Condeúba. “Disse estar indignado também com essa questão da administração ter jogado os funcionários contra a Câmara. “As vezes nossas verdades se transformam em mentiras”, devido as pessoas má intencionadas que ficam inventando coisas que não são verdadeiras. Esses Projetos de suplementações de verbas que o Prefeito mandou até hoje sofreram atraso sim por conta da administração e não por responsabilidade da Câmara. Isso que estão fazendo com essa Casa de Leis é uma excrescência,” afirmou o vereador Maurilo Guilherme.

chave 10
Vereadora Nena – PSDB

Nena PSDB usando a tribuna iniciou lendo um folden que falava sobre o dia 25 de novembro, que ficou reconhecido internacionalmente como o dia da não violência a mulher.

Sobre o dia 25 de novembro
No dia 25 de novembro de 1960, as irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, foram brutalmente assassinadas pelo ditador Rafael Leônidas Trujillo, da República Dominicana. As três combatiam fortemente aquela ditadura e pagaram com a própria vida. Seus corpos foram encontrados no fundo de um precipício, estrangulados, com os ossos quebrados. As mortes repercutiram, causando grande comoção no país. Pouco tempo depois, o ditador foi assassinado. Em 1999, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas instituiu 25 de novembro como o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, em homenagem às “Mariposas”. Ou seja, durante um dia no ano, incitam-se reflexões sobre a situação de violência em que vive considerável parte das mulheres em todo o mundo. No sentido de defender a causa da mulher, Nena fez a Indicação nº 085/2017 para ser criado o Conselho da Mulher para funcionar junto à Secretaria de Ação Social.

“Nena afirmou sim que o atraso nos pagamento da Prefeitura ao povo foi por falta de autorização da Câmara. A Gestão anterior trabalhou com 100% por, isso não pedia suplementação de verba. Silvan está trabalhando com planejamento do antecessor, o PPA foi elaborado pela gestão passada. Eu também quero saber para onde foi o dinheiro arrecadado com a venda do loteamento do Aeroporto, pois fui eu e o então vereador Silvan que denunciamos”, finalizou a vereadora.

chave 1
Vereador Fabiano Ferreira – PTB

Fabiano Ferreira PTB “estou estarrecido com o dinheiro mau gasto do atual Gestor, pagar mais de 10 mil por mês para recolher o lixo do Distrito do Alegre isso é brincadeira de mau gosto. Essa balela que a administração está falando pra vocês que foi pago porque não tem a autorização da Câmara, não procede, a verdade é que tudo que ele mandou foi aprovado em tempo hábil para pagar tudo e todos sem atraso. Estamos abrindo hoje uma CPI para apurar abusos da administração no transporte escolar e outros”. finalizou Fabiano.

chave 5
Vereadora Conceição – PT

Conceição PT  “ficamos muito tristes esses dias, pois, o Prefeito saiu daqui dessa Casa de Leis e parece ter esquecido muito rapidamente do Rito Sumário da Câmara, o funcionamento aqui tem regras e mesmo assim o Presidente com a anuência dos demais vereadores, tem relevado tudo e aceitado o pedido do Prefeito a tramitação de seus Projetos de Lei como de urgência e foram votados e aprovados todos sem exceção. Esse Projeto que vamos aprovar aqui hoje será para pagamentos dos meses de novembro e dezembro”.

Conceição continuou lendo mais um trecho do folden que se trata da não violência a mulher: No Brasil, 43% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente; para 35%, a agressão é semanal (Centro de Atendimento à Mulher). Em média, a cada 11 minutos uma mulher é estuprada em nosso país. (Fórum Brasileiro de Segurança Pública). Mais de 100 milhões de meninas poderão ser vítimas de casamentos forçados durante a próxima década (UNICEF).
A causa do dia 25 de novembro não é apenas a da mulher mutilada, nem da que ganha menos para exercer o mesmo cargo. Não é apenas a da mulher que sofre humilhação velada por se decretar livre em um país que se diz civilizado, nem a da negra, que muitas vezes suporta a dupla rejeição, tanto por seu sexo quanto por sua cor.
Essa causa é humanitária. É minha e sua, das crianças e idosos, dos ricos e pobres, dos brancos, pretos e coloridos. Não é preciso ser politicamente correto ou pertencer a algum partido.

chave 9
Vereador Arlindo Cruz – PROS

Arlindo Cruz do PROS “disse que todos os Projetos que o Executivo mandou para a Câmara foram votados e aprovados com bastante responsabilidade de todos os vereadores, não procede essa que inventaram responsabilizando os vereadores pelo atraso nas votações, isso não existe”, pontuou o parlamentar.

chave 4
Presidente Silvano – PT ao meio dos vereadores Zé reis e Maurilo

Silvano PT “congratulou com a indignação dos demais vereadores por esse episódio que surgiu da administração tentar responsabilizar a Câmara pelo atraso dos pagamentos da Prefeitura. Todos nós temos cumprido com nosso dever que é trabalhar com responsabilidade e seriedade com a coisa pública.  A câmara de vereadores abraça a causa do dia 25 de novembro (Dia Internacional da não-violência contra a mulher) através de atendimento especializado às mulheres vítimas de agressão doméstica durante esse mês de novembro até o dia 14 de dezembro, onde poderão as mulheres contar com as orientações jurídicas da advogada Drª Geórgia Aires”, afirmou o Presidente Silvano Santos.

chave 13
Vereador Antonio Chaves – PMDB ao lado da vereadora Nena

Antonio Chaves PMDB fez uso da palavra para “agradecer e parabenizar todos os vereadores pelo excelente comportamento que essa Casa de Leis tem tido com os Projetos do Executivo, tudo que o Silvan mandou pra cá aprovamos sem ressalva, essa mentira lavada que estão inventando contra a Câmara não cola”, disse Chaves.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail