Condeúba: Realizada a 7ª Sessão Ordinária da Câmara com muitas Indicações e Requerimentos

Por Oclides da Silveira

Os vereadores fazendo a oração do Pai Nosso no início da 7ª Sessão

PEQUENO EXPEDIENTE:                                                                                                                           Nesta quinta-feira dia 28 de março de 2019, foi realizada a 7ª Sessão Ordinária da Câmara, que teve início às 19h05min., com a entoação do Hino Nacional, depois o vereador José Reis encabeçou a oração do Pai Nosso. Na sequencia foi lido a ata da Sessão anterior, lido o ofício nº 01/2019 da Procuradoria Jurídica pedindo esclarecimento sobre a remuneração e a jornada de trabalho do Procurador do Município. Ofício nº 02/2019 da NETFUTURAMA solicitando o espaço da Câmara para realizar uma palestra sobre vendas no dia 12 de abril deste ano com inicio às 19:00 horas. Ofício nº 13/2019 do Executivo remete em anexo ao Projeto de Lei nº 04/2019  que foi aprovado na última Sessão.

INDICAÇÕES: – 11/2019 de autoria do vereador Arlindo Cruz, para calçar quatro ruas no fundo da Escola Dario Lima. Indicação nº 12/2019 também de Arlindo Cruz no sentido de vender o terreno da Praça Santo Antônio e com o dinheiro arrecadado construir uma sede para a Guarda Municipal. Indicação nº 13/2019 pare recuperar o calçamento da Rua Dep. Luis Cabral. Indicação nº 14/2019 criar espaço para o Centro de Economia Solidária. Indicação nº 15/2019 para fazer uma praça devidamente arborizada em frente a quadra da Escola Dário Lima. Indicação nº 16/2019 para construir duas lombadas nos Morrinhos de Argemiro. Indicação nº 17/2019 para construir 4 salas de aulas na Escola Dário Lima. As Indicações de nºs 13 a 17 foram todas de autoria do vereador Maurilo Guilherme.

GRANDE EXPEDIENTE:

Vereadora Maria Neres de Sousa Brito – (Nena)

Nena – PSDB. Usando a tribuna para convidar a todos aqueles que ainda não participaram das reuniões da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica feita através da CNBB deste ano que trouxe como tema: “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema é, “Serás libertado pelo direito e pela Justiça” (Is 1,27). “Aproveito para fazer novamente o convite à aqueles que pensam que a Câmara é dos políticos, na realidade essa é a Casa do Povo, que compareçam para nos ajudar a fazer as verdadeiras “politicas publicas”, pois, só assim, com a participação do povo, teremos mais respaldo em nossas ações frente as políticas públicas. A Campanha da Fraternidade deste ano, provoca o povo para participar das discussões das distribuições das políticas públicas, direcionando os benefícios a quem mais precisa. Quero aqui afirmar que nosso trabalho aqui e fora dessa Casa de Leis, sempre foi neste sentido visando o bem comum e atendendo os mais necessitados”, disse.

Vereador e Presidente do Legislativo Maurilo Guilherme de Sousa

Maurilo Guilherme – PT. Usando a tribuna disse: “Por iniciativa do nosso mandato, realizamos uma plenária de mulheres neste recinto semana passada e compareceram aproximadamente 100 pessoas, foi um bom trabalho e quero agradecer a todos que colaboraram em prol deste evento, em especial os vereadores José Reis, Silvano dos Santos, Conceição, Ângela e José Carlos Batista entre tantos outros. No evento foi eleita uma Comissão que depois de tomar posse vai seguir os rumos do movimento contando logicamente com nosso apoio. Sobre o meu Requerimento de nº 6/2019 é para saber o porque, do atraso na obra da escola que está sendo construída na Comunidade da Boa Vista, pois, outra escola nos mesmos padrões desta, que está em andamento lá na Comunidade do Bandarra já está muito mais adiantada. Essas obras que começam e param trás muitos transtornos para o povo, recebi um vídeo de um proprietário que atolou seu carro nas margens da obra do campo de aviação e a pessoa ficou furioso com a situação e com muita razão”, questionou o vereador Maurilo.

Vereador Antônio Farias Terêncio Filho – (Toinho)

Toinho Terêncio – PSD. Usando a tribuna disse: “Participei semana passada da formação do novo Conselho das Mulheres, o que foi muito importante. Estive dia 25/3 em Salvador numa audiência com o Governador Rui Costa juntamente com o Prefeito Silvan e o Deputado Paulo Magalhães, lá fomos receber do Governador  1 trator que servirá para acoplar a roçadeira que a Prefeitura vai adquirir, O Prefeito Silvan recebeu pelo Consorcio Civaler – 1 pá carregadeira, 1 caminhão pipa, 1 caminhão caçamba, 1 máquina PC e 1 rolo compressor. Estivemos também no Dnocs buscando recursos para recupera duas barragens a do Riacho Seco e a do Baixão, alem de canos para adutoras. Estivemos no Seinfra com o Superintendente Dr. Paulo e pedimos a ele mais celeridade na obra do campo de aviação. Recebemos um aparelho de Raio-X e uma quantia de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais), para comprar outros equipamentos para o Hospital Municipal. Cobramos agilidade nos outros calçamentos e fomos informado que a demora é por conta que o Governo Federal está auditando todas as obras em andamento. Foi autorizado aquisição de canos para levar água da barragem dos Ferreiras para a Comunidade do Poção e resolver também a questão da Malhada de areia, assim como também foi autorizado aquisição de canos para adutora que levará água para o Distrito do Alegre”, finalizou Toinho.

ORDEM DO DIA:

Vereador José Ribeiro Reis – (Zé Reis), usando o microfone de aparte

Requerimento nº 5/2019 de autoria do vereador José Reis pedindo informações sobres os casos diagnosticados de verminose no Distrito do Alegre, bem como as providências que já foram tomadas até o momento. Requerimento nº 6/2019 de autoria do vereador Maurilo Guilherme pedindo informações sobre o atraso da obra do colégio da Boa Vista. Ambos os requerimentos foram votados e aprovados por unanimidade.

Esgotado a pauta e nada mais havendo a ser tratado, o Presidente Maurilo Guilherme agradecer a todos e os convidou para a próxima Sessão que será no dia 4/4. Justificou a ausência do vereador Reginaldo Nascimento e deu por encerrado os trabalhos às 20h08min.

Fotos: JFC

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail