Em Belém, Lula abre Cúpula do Clima nesta quinta-feira

Evento antecede o início da COP30 na capital paraense
Agência Brasil

Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva speaks during a press conference to members of the international media, ahead of the United Nations Climate Change Conference (COP30), Val de Caes Naval Base, Belem, Brazil, November 4, 2025. REUTERS/Anderson Coelho
O Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva – Foto: Reuters/Anderson Coelho/Proibida reprodução

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa a receber em Belém, capital do Pará, os líderes que chegam para a Cúpula do Clima, que acontece nesta quinta (6) e sexta-feira (7). Nesses dois dias serão três plenárias temáticas, com abertura feita pelo presidente. A primeira delas vai ser na quinta-feira à tarde, com o tema ‘Clima e Natureza, Florestas e Oceanos’. Na sexta-feira mais duas estão previstas.

Nesta quinta, ainda pela manhã, Lula vai seguir com os chefe de Estado que forem chegando para o espaço onde vai ser aberta a Plenária Geral de Líderes. A fala de abertura é do presidente brasileiro. Ao longo do dia, os demais seguem fazendo os discursos formais sobre o clima por até cinco minutos. Também são previstas falas de líderes de organizações internacionais durante essa plenária, que vai ocorrer ao longo do dia de hoje e de amanhã.

Também hoje, depois de abrir a plenária, o Presidente Lula vai receber as lideranças mundiais em um almoço oficial para o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, sigla em inglês). Durante este almoço que Lula vai argumentar diante dos líderes sobre a importância da manutenção desse fundo para auxílio aos países que mantêm florestas tropicais, como é o caso do Brasil e outros oito que têm a floresta amazônica em seus territórios.

Preparativos

Belém passou por muitas obras de infraestrutura, algumas ainda em andamento. Além disso, a cidade passou a ser a capital do país de forma simbólica, efeito que vai durar até o fim da COP30, que se encerra em 21 de novembro.

No começo desta semana, Lula decretou a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a pedido do governador do Pará, Helder Barbalho. O decreto segue os mesmos procedimentos de grandes eventos internacionais realizados no país, como a Cúpula do G20 e a reunião dos BRICS no Rio de Janeiro.

Relacionadas
Brasília (DF) 31/10/2025 - O Ministério das Relações Exteriores promove entrevista sobre a Cúpula do Clima de Belém (6 e 7 de novembro), com a participação do Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, Embaixador Maurício Carvalho Lyrio., e  da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Cúpula do Clima, em Belém, terá a participação de 143 delegações
Brasília (DF) 05/11/2025 – Presidentes da COP29 e COP30 apresentam Mapa do Caminho de Baku a Belém para mobilizar US$ 1,3 trilhão em financiamento climático.Foto: Rafa Neddermeyer/COP30
COP30 pretende mobilizar US$ 1,3 trilhão em financiamento climático
São Paulo (SP), 18/08/2025 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa do FT Climate & Impact Summit Latin America e Brasil 2030: Uma Nação de Oportunidades, promovido pela Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC, em parceria como o Financial Times. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Fundo para florestas tem boa aceitação pelos países, diz Haddad
Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail